RCB/TuneIn
Sexta, 27 Nov 2020
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
40 MIL VISITARAM O JARDIM DO PAÇO
Rádio Cova da Beira
Com 40 mil visitantes, em 2019, o jardim do pa√ßo em Castelo Branco, √© o espa√ßo mais visitado da cidade. Segundo o presidente da c√Ęmara municipal, Jos√© Augusto Alves, Castelo Branco √© tamb√©m procurado pela agenda cultural que oferece. No ano passado passaram pelo Cine Teatro Avenida 40 mil espetadores.
Por Paula Brito em 19 de Oct de 2020

“E esses são os mais significativos, estamos a falar da parte que diz respeito à cultura, no âmbito dos espetáculos, e estamos a falar num polo de atratividade extraordinário na cidade, que é o jardim do paço.”

 

Mandado construir por D. João de Mendonça, no início do século XVIII, o jardim do paço episcopal de Castelo Branco tornou-se monumento nacional em 1910, e é visitado não só por turistas nacionais, como também internacionais, “se lhe disser que temos mais de 2.500 espanhóis, mais de 2.800 de outras regiões do país, depois temos um número significativo da Alemanha, do Brasil, é claro que agora as coisas alteraram-se um pouco, mas não podemos falar de 2020”.

 

Em entrevista ao programa “Flagrante Direto” da RCB, o autarca diz que, em breve, vai juntar-se à oferta turística da cidade, o museu da cerâmica, com espólio doado pelo mestre Cargaleiro.

 

“É uma personalidade do nosso país a nível internacional, ter adotado Castelo Branco como sua terra, não sendo natural de cá, tem aqui o seu acervo elevadíssimo, e tem a capacidade de o fazer crescer com o museu da cerâmica, estamos a ultimar a elaboração do contrato para que este museu seja mais uma realidade, também na zona histórica.”

 

O museu da cerâmica ficará situado nas antigas instalações da GNR, já requalificadas, e vem juntar-se ao museu Cargaleiro, museu Francisco Tavares Proença Júnior, Museu da Seda, Museu dos Têxteis, em Cebolais de Cima, e Museu do Canteiro, em Alcains. 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2020 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados