RCB/TuneIn
S√°bado, 24 Out 2020
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
TELHADO CRIA ROTA TURISTICA
Rádio Cova da Beira
Vão começar, em breve, as obras de requalificação do antigo lagar de varas e forno de barro, na freguesia de Telhado, no concelho do Fundão. Em entrevista à RCB, o presidente da junta, Jorge Martins, refere que o objetivo é criar um circuito visitável que passa pela Casa do Barro, Fornos e Lagar.
Por Paula Brito em 17 de Oct de 2020

Uma obra candidatada pelo município do Fundão ao programa Valorizar, no valor de 75 mil euros, para requalificar dois imóveis, que guardam tradições e contam a história da aldeia.

 

Em entrevista à RCB, o presidente da junta de freguesia, Jorge Martins, explica a importância do forno para aldeia do barro, e o tipo de intervenção que o imóvel, doado por uma família, vai ter.

 

“A requalificação interior e exterior, toda a envolvente vai ser remodelada. A ideia é que pelo menos um dos dois fornos fique a laborar”.

 

O objetivo é, segundo o autarca, assinalar, com uma festa, uma vez por ano, o dia da freguesia de Telhado, cozendo uma fornada de barro e recordando a atividade que deu o nome à aldeia.

 

Além do forno, vai ser também requalificado o antigo lagar de varas da aldeia.

 

“O telhado já tinha sido todo arranjado, agora vai ser todo o interior, penso que no próximo verão, a obra deverá estar concluída.”

 

Depois das obras, vai ser criado um circuito visitável na aldeia, que passa pela Casa do Barro, Fornos e Lagar.

 

“A ideia será essa, termos a casa do barro, depois o forno, para as pessoas perceberem como é que era antigamente, e depois a ligação ao lagar.”

 

Jorge Martins pretende ainda juntar a este circuito o antigo forno comunitário de pão, na anexa de Freixial. 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2020 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados