RCB/TuneIn
sábado, 01 out 2022
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
CAMPANHA DA AZEITONA MANTÉM VALORES DE 2019
Rádio Cova da Beira
Cooperativa de Olivicultores do Fundão prevê uma campanha semelhante à do ano passado, em que deram entrada na cooperativa duas mil e setenta toneladas de azeitona. Este, era suposto ser um ano de melhor colheita, mas as condições climatéricas alteraram as expetativas.
Por Paula Brito Batista em 27 de Sep de 2020

“Estamos a prever, pelos menos até ao momento, que seja uma campanha muito idêntica ao ano anterior, pelos relatos que estamos a ter dos diferentes pontos geográficos da nossa região. No ano passado passamos ligeiramente as duas mil toneladas”.

 

Segundo o técnico de produção e qualidade na cooperativa de olivicultores do Fundão, Miguel Fiadeiro, há olivais com perdas a 100%, sobretudo nas zonas afetadas pelas intempéries, mas há outras que vão compensar essas perdas.

 

“Há zonas especificas junto do Fundão, Carvalhal, Valverde, mas também na zona de Caria e Soalheira, perdas, às vezes, da totalidade, e há outras zonas que têm um bocadinho mais que colmatam estas perdas. No ano passado foi um ano intermédio, não foi um ano excecional, previa-se que este ano fosse, mas, realmente todas estas condições já se refletiram em perda.”

 

À semelhança do que aconteceu com todas as campanhas de fruta, é provável que também a campanha da azeitona seja antecipada.

 

“Se compararmos com todas as outras áreas de fruticultura, penso que em todas tivemos uma ligeira antecipação da campanha devido à maturação mais rápida das culturas, se assim for podemos andar ali na primeira quinzena de novembro, se essas condições não se verificarem poderemos começar na mesma altura de outras campanhas, a partir do dia do dia 20 de novembro, por essa altura.”

 

Se as condições não se alterarem, a expetativa é que a campanha da azeitona este ano, seja semelhante ao ano passado, na cooperativa de olivicultores do Fundão.


  Redes Sociais   Facebook

2007—2022 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados