RCB/TuneIn
Terça, 27 Out 2020
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
STBB DENUNCIA ATROPELOS NA LANIFATO
Rádio Cova da Beira
O sindicato t√™xtil da Beira Baixa vem, em comunicado, acusar a administra√ß√£o daquela empresa de confec√ß√Ķes, sediada em Belmonte, estar a cometer v√°rios atropelos aos direitos dos trabalhadores. V√°rias delas neste momento tem suspensos os seus contratos de trabalho.
Por Nuno Miguel em 24 de Sep de 2020
De acordo com o sindicato, no passado mês de Março “com a justificação da pandemia a empresa pressionou as trabalhadoras a assinar uma aceitação de 15 dias de férias referindo que após este período iriam recorrer ao «layoff»” mas omitindo que “empresa não estava em situação regular para recorrer a esse apoio. 
Em Abril, as trabalhadoras “apesar de pressões e chantagens lutaram pelo pagamento do salário do mês de Março e mesmo em contexto difícil denunciam as ilegalidades constantes e exigiram a marcação de férias no período normal, tendo a empresa assumido junto da ACT que iria marcar esses dias a gozar no mês de Agosto, não tendo depois cumprido o que foi estabelecido”.
O sindicato garante que as trabalhadoras “irão lutar contra as injustiças de que estão a ser alvo, quer as que estão a laborar e as que se encontram em suspensão devido ao não pagamento do salário do mês de Agosto e do subsídio de férias”. Uma situação que aquela estrutura sindical garante que não vai permitir “que se prolongue no tempo indefinidamente”, considerando inadmissível que uma empresa que recebeu fundos comunitários para um programa de internacionalização e para a construção de uma nova nave industrial “não se encontre em situação regularizada para poder recorrer aos apoios no âmbito das medidas de apoio ao Covid-19 e que tenha trabalhadores com o contrato suspenso e sem ter efectuado o pagamento do subsídio de férias a todos os trabalhadores”.
A RCB tentou contactar a administração da empresa, mas todos os contactos foram infrutíferos. 

  Redes Sociais   Facebook

2007—2020 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados