RCB/TuneIn
Terça, 27 Out 2020
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
EXPOSIÇÃO DE ARTURO LEMA NA MOAGEM
Rádio Cova da Beira
“Arturo Lema: Cenógrafo de Sonhos. Pintor de Pequenos Mundos”, é o título da exposição que o Fundão acolhe, na Moagem, a partir do próximo sábado, no âmbito das Jornadas Europeias do Património 2020.
Por Paula Brito em 23 de Sep de 2020

A mostra reúne “as obras conhecidas deste esquecido artista” nascido na Corunha, em 1874, e falecido no Fundão, em 1956, onde residiu durante cerca de 40 anos e desenvolveu trabalhos de cenografia, desenho, arquitetura e pintura.

 

Arturo Lema é o autor dos caixotões pintados da capela mor da Igreja Matriz do Fundão e dos murais historicistas que cobrem as paredes da “Casa do Castelo”. Durante muitos anos, alguns dos cenários que pintou para peças teatrais locais decoraram o Café Monumental, um dos principais espaços de sociabilidade do Fundão, nas décadas de 40 e 50 do século passado.

 

Segundo o escritor Fernando Paulouro, o pintor “viera de Madrid, no começo do século, por cá ficou e fez família. Gostou da terra e da gente. (…) Olhava os verdes da Gardunha e deslumbrava-se com o seu cromatismo outonal. Queria levar tudo isso para as suas telas. Mas a arte, e a pintura especialmente, não faziam então – como hoje ainda não fazem – parte do quotidiano. Viver da pintura era condenação à miséria, angústia anunciada para o almoço e para o jantar. D. Arturo Lema inventava suplementos de alma”.

 

A exposição pretende religar a personalidade à memória coletiva da cidade e apresenta obras dos géneros que mais cultivou: a paisagem e o retrato que espelham o espaço natural e social do Fundão da época. Refere o município em comunicado.

 

A exposição pode ser visitada até dia 20 de dezembro, de terça a domingo, das 14h às 17h, e a entrada terá o custo de um euro.

 

Devido aos constrangimentos causados pelo surto de COVID-19, a visita irá obedecer ao uso obrigatório de máscaras, à higienização de mãos e à limitação de acessos à sala.


  Redes Sociais   Facebook

2007—2020 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados