RCB/TuneIn
Sábado, 24 Out 2020
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
SPRC REALIZA INQUÉRITO NAS ESCOLAS
Rádio Cova da Beira
76% dos estabelecimentos escolares do distrito de Castelo Branco não respeitam as normas de distanciamento físico definidas pela direcção geral de saúde. Esta é uma das principais conclusões de um inquérito promovido pelo sindicato dos professores da região centro aos 18 agrupamentos e três escolas não agrupadas do distrito de Castelo Branco.
Por Nuno Miguel em 16 de Sep de 2020
No âmbito deste trabalho, o sindicato afirma que “apesar de o ministério da educação ter disponibilizado verba para a aquisição de equipamentos de protecção individual”, 28,5% das escolas afirma que “a verba recebida não é suficiente”. Um número que cresce para 52,5 % no que diz respeito à aquisição de produtos de limpeza e desinfecção.
Ao nível dos recursos humanos, em cerca de 81% dos estabelecimentos de ensino faltam assistentes operacionais. Uma percentagem idêntica é também registada ao nível do pessoal docente sendo que na maioria dos casos, 52,3%, faltam até cinco professores. Situação que leva o sindicato a afirmar que “este é um problema que se poderá agravar após o início do ano lectivo” sendo que “o anunciado reforço de docentes por parte do ministério da educação até agora, não teve lugar. Só em duas escolas há registo de reforço e de, apenas, um ou dois docentes”.
Relativamente aos alunos com necessidades educativas especiais, cerca de 38 % dos agrupamentos e escolas não agrupadas afirmam “não ter obtido qualquer reforço de recursos docentes, técnicos especializados ou pessoal auxiliar, com vista à superação dos défices que resultam do designado ensino a distância”.
Em mais de 90 % das escolas, por falta de recursos humanos ou de condições de segurança sanitária “há diversos espaços da escola que irão funcionar de forma limitada ou, em alguns casos, nem sequer vão abrir”. No que respeita a encerramentos, o espaço mais afectado será o bar que, em mais 28% dos estabelecimentos vai permanecer encerrado.
Este trabalho foi realizado pelo sindicato dos professores da região centro em contacto directo com a direcções de todos os estabelecimentos de ensino entre os dias 9 e 11 de Setembro.

  Redes Sociais   Facebook

2007—2020 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados