RCB/TuneIn
Terça, 22 Set 2020
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
POL�TICA
PSD TOMA O PULSO AO ANO ESCOLAR
Rádio Cova da Beira
Falta de assistentes operacionais, técnicos especialistas e compatibilidades de horários escolar e de transportes, foram os principais problemas detetados pela deputada do PSD eleita pelo distrito de Castelo Branco, Cláudia André, que visitou, esta segunda-feira, o Agrupamento de Escolas do Fundão e a Escola Profissional.
Por Paula Brito em 14 de Sep de 2020

A visita está inserida numa ação do grupo parlamentar do PSD que, hoje e amanhã, está a tomar o pulso às escolas para saber como vai arrancar o ano letivo.

 

No Fundão a deputada veio encontrar constrangimentos que são transversais a todo o país, “que são, sobretudo, técnicos operacionais, técnicos especialistas, nalguns casos, e o constrangimento dos transportes escolares e a compatibilidade necessária com este desfasamento de horários. Além disso, também percebemos que há uma forte necessidade de técnicos para os alunos com necessidades educativas especiais, em que as equipas necessitam de reforços destes especialistas e, neste momento, não existem nas escolas e não há garantia que venham para as escolas.”

 

A deputada social democrata diz que há um grande desfasamento entre o que diz o ministro da educação e o que dizem os diretores das escolas, nomeadamente, no que diz respeito à falta de assistentes operacionais.

 

“Com o aumento dos horários e tarefas, vão aumentar as necessidades de assistentes operacionais. O senhor ministro tem vindo a referir, que há uma bolsa de recrutamento e que já deu indicações para poderem colmatar falhas a partir desta bolsa de recrutamento, mas, ainda hoje, ouvimos um senhor diretor dizer que não tem qualquer autorização para ir buscar mais funcionários à bolsa, mesmo ela existindo. Ou seja, há aqui um desfasamento entre o que diz o ministro e o que sentem as escolas.”

 

Claúdia André falava, à RCB, no final da manhã, depois da visita à Escola Profissional do Fundão. À tarde, a deputada social democrata visitou o agrupamento de escolas da Sertã. 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2020 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados