RCB/TuneIn
Sábado, 24 Out 2020
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
REGRESSO ÀS AULAS NO AE TEIXOSO
Rádio Cova da Beira
No Agrupamento de Escolas do Teixoso, no concelho da Covilhã, as aulas começam a 17 de setembro, para os 331 alunos do pré-escolar ao 9.º ano.
Por Paula Brito em 10 de Sep de 2020

À exceção das escolas do primeiro ciclo de Verdelhos, Vale Formoso e Orjais, nas restantes, os horários foram alterados para evitar aglomerados, como explica a diretora do agrupamento à RCB, Liliana Ramos, a propósito das novas regras que vão ser aplicadas devido à pandemia.

 

“Vamos ter as crianças a entrar em horários diferentes, especialmente as escolas com mais de uma turma. Verdelhos, Vale Formoso e Orjais, só têm uma turma, mantém-se o horário que era habitual, a EB1 e a EB 2/3 têm horários desfasados.”  

 

O número reduzido de alunos por turma, distribuídos por dois edifícios escolares, permite ao agrupamento, atribuir uma carteira a cada aluno.

 

“Como a nossa média de alunos por turma é de 20 alunos, cada um terá a sua carteira, a nível do espaço exterior, ficou dividido em segundo e terceiro ciclo e como têm horários desfasados, torna-se mais fácil.”  

 

O Agrupamento de Escolas do Teixoso tem os professores todos colocados e cumpre o rácio de auxiliares de ação educativa por aluno. Apesar disso, e dado o atual momento, o agrupamento precisaria de mais operacionais, “na prática vamos ter algumas dificuldades, sobretudo nas salas mais práticas que vão ter que ser higienizadas após cada utilização, porque todas as turmas passam por essas salas e, entre uma turma e outra vão ter que ser higienizadas, vamos ter que conseguir, mas com uma certa dificuldade, se tivéssemos mais assistentes operacionais, seria mais fácil.”

 

Liliana Ramos diz que tudo está a postos para que o ano letivo comece, sem sobressaltos, e dentro da normalidade possível nas cinco escolas do agrupamento do Teixoso. 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2020 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados