RCB/TuneIn
S√°bado, 24 Out 2020
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
CASA DO BRASIL ASSINALA DIA DA INDEPENDÊNCIA
Rádio Cova da Beira
A rec√©m-criada associa√ß√£o ‚ÄúTerras de Cabral‚ÄĚ sediada em Belmonte realizou um jantar conv√≠vio para assinalar o dia da independ√™ncia do Brasil. O evento foi apadrinhado pelo embaixador daquele pa√≠s em Portugal, Simas Magalh√£es, que enviou uma mensagem em v√≠deo onde considerou que ao festejarem a independ√™ncia jamais percam de vista ‚Äúo que portugueses e brasileiros constru√≠ram juntos‚ÄĚ.
Por Nuno Miguel em 09 de Sep de 2020
A iniciativa contou com a presença do historiador José Manuel Garcia, que apresentou o seu livro “Pedro Álvares Cabral – a primeira viagem aos quatro cantos do mundo” e várias intervenções online como do deputado estadual pelo estado de São Paulo, Óscar Castello Branco e do presidente da presidente da câmara de vereadores de Nova Friburgo, Alexandre Cruz. 
Para o presidente da Casa do Brasil, o trabalho central dessa nova associação “é promover a conexão entre brasileiros e portugueses, reforçar a interacção sociocultural entre Brasil e Portugal e promover a região em torno de Belmonte, berço de Pedro Álvares Cabral, homem que oficializou as terras do Brasil para o reino de Portugal. Não é uma associação de brasileiros para brasileiros, a falar num circuito fechado”.
João Morgado acrescenta que “os portugueses não são os ‘outros’. Pelo contrário, portugueses e brasileiros, somos ‘nós’ e isso faz a diferença. Falamos em conjunto e tentaremos enfrentar problemas juntos, e encontrar soluções juntos. Creio que este deve ser um pilar básico na casa do Brasil”.
A anteceder a realização desta iniciativa, em organização da autarquia, Belmonte foi palco do colóquio “500 anos da morte de Pedro Álvares Cabral/ 520 anos Descoberta do Brasil” que decorreu no auditório do museu judaico e que reuniu historiadores e especialistas dedicados ao estudo sobre o navegador português. 

  Redes Sociais   Facebook

2007—2020 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados