A escola do local fica a dever-se, entre outros motivos, ao trabalho que a concelhia da JS tem vindo a desenvolver em Proença-a-Nova "há um ano e meio atrás não tinhamos sequer a estrutura a funcionar e ao longo deste tempo ós órgãos foram eleitos e a secção tem revelado bastante dinamismo e feito um trabalho de qualidade" diz o secretário coordenador da federação.
Quanto ao programa deste acampamento, Artur Patuleia refere que "vamos ter um debate sobre as questões relacionadas com o desenvolvimento regional que vai contar com a presença dos 2 deputados do PS eleitos pelo distrito; vamos também contar com a presença do ainda secretário geral recém eleito e pretendemos que este seja um momento de afirmação das ideias e propostas da JS".
Uma questão incontornável neste acampamento vai ser a eventual introdução de portagens na auto estrada da Beira Interior. Artur Patuleia reafirma "a total oposição da JS do distrito em relação a esse tema e estaremos sempre disponíveis para travar esse combate".