O primeiro espectáculo de teatro, como é habitual, será o vencedor do prémio público do ano passado “Livros sem palavras” do mimo Carlos Martinez, na quinta-feira, 19 de Agosto, às 22 horas na Moagem.
No dia 20 de Agosto, sexta-feira, às 22horas no espaço Gardunha Viva, "Comédia de improviso" com o grupo "Commedia à la carte". Trata-se de um espectáculo de improvisãção que interage com o público.
No dia 21 de Agosto, sábado, com o mesmo horário e local, o espectáculo de teatro "Fábula Buffa" pelo grupo italiano Teatro Pícaro. Trata-se da adaptação livre de um texto de Dário Fo, escrito por Ciro Cesarano e Fabio Gorgolini que são também os intérpretes da peça.
A encerrar o Festival, no dia 22 de Agosto, a Este apresenta uma nova versão da peça "Cozinheiros" que estreou em Novembro do ano passado. É às 22 horas na Moagem.
Para os espectáculo de teatro a entrada é de 5 euros, 3 para sócios, menores de 18 anos e maiores de 65. A esplanada "Agosto" do Gardunha Viva recebe durante 3 noites, com entrada livre, as 3 formações musicais: na noite de 16 de Agosto o grupo "16 por 9 e 3por4", a 17 "Jerónimo e Cro-Magnon" e no dia 18 "Comtradições", um grupo de música tradicional portuguesa que estreia no festival TeatroAgosto.
A edição deste ano tem menos tempo e menos espectáculos porque segundo Nuno Pino Custódio "também temos menos país" mas a qualidade, garante, "é a mesma de sempre".