RCB/TuneIn
Quarta, 28 Out 2020
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
POL�TICA
TRANSPORTES NA CIM BSE: PCP QUESTIONA GOVERNO
Rádio Cova da Beira
O Grupo Parlamentar do PCP na Assembleia da República que saber quais as medidas que o Governo pondera tomar para assegurar a mobilidade das populações na Cova da Beira e Serra da da Estrela, nomeadamente a redução dos custos do transporte público.
Por Paulo Pinheiro em 02 de Sep de 2020

Em pergunta enviada ao Ministro do Ambiente e Acção Climática, o PCP pergunta ainda ao Governo se vai tomar medidas para que o serviço de transporte público rodoviário garanta que os utentes sejam transportados em condições de segurança e com as recomendações sanitárias cumpridas.

Questões que surgem após a Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CMBSE) ter anunciado a decisão e que, “a partir de Setembro, limitará o apoio à aquisição de passes de transporte a pessoas em situação de carência económica comprovada” e que “segundo as novas regras, que vigorarão para os passes com validade posterior a 1 de Setembro, o apoio a conceder será de 50% do preço, mas limitado a pessoas em situação de carência económica que terá de ser comprovada pela Câmara Municipal da residência”.

Os comunistas recordam que a CIMBSE apoiava em 40% a aquisição de passes normais e em 60% se o utente tivesse mais de 65 anos ou menos de 23. "O apoio já era limitado, e com esta decisão passa a ser dirigido somente para as pessoas com carência económica comprovada pelo respetivo município. É a mobilidade das populações que fica colocada em causa com esta medida", sustenta o Partido Comunista Português.

Na iniciativa parlamentar, os comunistas  afirmam que a verba alocada ao Programa de Apoio à Redução Tarifária (PART), que tem como objetivo assegurar a mobilidade das populações através da redução do custo dos transportes públicos para as populações, revela-se insuficiente . No

O PCP considera fundamental o reforço do transporte público  "que é um elemento central para a coesão territorial e o  desenvolvimento regional".

 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2020 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados