RCB/TuneIn
Domingo, 25 Out 2020
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
AJIDANHA EM OBRAS E COM PEÇA PRONTA A ESTREAR
Rádio Cova da Beira
A companhia de teatro Ajidanha, sediada em Idanha a Nova, iniciou obras de melhorias “muito grandes” na sua sede. O Estúdio Teatro Ajidanha, cedido pelo município à companhia, há cerca de uma década, vai ser remodelado até final do ano. A 30 de outubro, a Ajidanha estreia, na Madeira, a sua mais recente produção. “Semente” está pronta desde março, à espera de germinar.
Por Paula Brito em 31 de Aug de 2020

Aproveitando o período que se vive, devido à pandemia Covid-19, que adiou espetáculos, festivais e viagens da companhia, a Ajidanha iniciou, na última semana, a obras de remodelação da sua sede, que nasceu da cedência da antiga casa do povo de Idanha a Nova.

 

As obras, vão incidir sobretudo na melhoria das condições do espaço, como explica à RCB, o diretor da companhia, Rui Pinheiro.

 

“Vamos abrir uma entrada nas traseiras deste espaço, o que permite a descarga das carrinhas diretamente para o palco, sem escadas, e permite também o acesso a pessoas com cadeiras de rodas, que já podem vir ver espetáculos. Vamos melhorar os camarins, que estavam um bocado deteriorados, vai ser criada uma nova sala de espera para o público, com o espaço exterior também e a arrumação de todas as nossas fotografias num armário que vamos criar”.

 

Segundo Rui Pinheiro, a pandemia acabou por ser uma oportunidade de renovar um espaço que há muito estava a precisar de obras. “Aproveitamos a Covid que nos vai permitir gerir forças para a renovação deste espaço. São obras que podem ser feitas separadamente, mas, mesmo assim, o nosso objetivo é concluí-las todas este ano.”

 

A Ajidanha tem pronta, desde março, uma nova peça, que vai levar, em outubro, ao festival de teatro de Machico, na Madeira.

 

“Há uma nova peça que ainda não conseguimos estrear, porque o Covid não permitiu, só a apresentámos a sócios, de forma intimista. Chama-se a semente, é uma peça ambientalista, para todas as idades, e que estamos à espera de poder estrear, se não for antes, será apresentada pela primeira vez na Madeira, a 30 de outubro.”

 

A peça, “Semente - o homem que plantava árvores”, é um monólogo, interpretado pela atriz espanhola Nuria Cuadrado, que fala português.  

 

Quanto às obras na sede, vão ser feitas de forma faseada, à medida das disponibilidades da companhia, que conta com o apoio do município na cedência de materiais. 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2020 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados