Apesar do calor, foram muitos os que quiseram assistir à cerimónia promovida pela Câmara da Covilhã desde o ano 2001 e que este ano, integrada nas comemorações dos 140 anos da cidade, assume um significado especial "além desse, estamos na 10ª edição dos noivos de S. Tiago e na recém inaugurada igreja da Santíssima Trindade a cumprir uma tradição que a câmara da Covilhã recuperou e que permitiu a 6 casais poderem casar, o que na maioria dos casos, não o poderiam fazer de outra forma".
Foi o que confirmaram à Rádio Cova da Beira os casais participantes. Liliana Matos e José Costa, da Covilhã, partilharam com a RCB a alegria deste dia especial "foi muito bonito, a cerimónia superou as nossas expectativas". Para Claúdia Leão e Filipe Gamboa, de Peraboa "de outra forma seria difícil casarmos".
Este ano, os "Noivos de S.Tiago" regressaram à cidade da Covilhã, depois de em 2008 se terem realizado em Vila do Carvalho, e no ano passado no Paúl. Uma descentralização que poderá voltar a acontecer nos próximos anos.
Ao contrário do que chegou a ser equacionado, Paulo Rosa, vereador com o pelouro da cultura na câmara da Covilhã, garante que a iniciativa vai continuar anual e não de dois em dois anos.
Para o ano os "Noivos de S. Tiago" regressam até porque já há inscrições para a edição de 2011.