RCB/TuneIn
Sábado, 24 Out 2020
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
DESPORTO
COVID-19: DGS PUBLICA ORIENTAÇÕES PARA A PRÁTICA DESPORTIVA
Rádio Cova da Beira
A Direcção Geral de Saúde publica esta terça-feira várias orientações para a prática de desporto coletivo, para além de recomendar a algumas modalidades/federações, a realização de testes até 48 horas antes das competições, de alto, médio e baixo risco.
Por Miguel Malaca em 25 de Aug de 2020

A actualização das normas divulgadas hoje pela DGS, vai permitir a retoma de modalidades como o futebol não profissional, andebol, futsal, basquetebol, voleibol e hóquei em patins, encarregando, ao mesmo tempo, as federações e os clubes de avaliarem o risco de contágio de Covid-19 e de “elaborar um regulamento específico para a prática desportiva, em contexto de treino e em contexto competitivo, de acordo com a estratificação de risco da modalidade”. Lê-se.

A tipologia de modalidades desportivas acarreta diferentes riscos, "não só pelo número de pessoas envolvidas, mas também pelas características das mesmas". A DGS agrupou as modalidades em alto, médio e baixo risco.

Modalidades de Alto Risco - Federações com Utilidade Pública Desportiva:

Destaque para: 

Federação de Desportos de Inverno de Portugal - Patinagem artística de Pares.

Federação Portuguesa de Patinagem - Patinagem artística de Pares.

Federação Portuguesa de Judo.

Federação Portuguesa de Ginástica - Acrobática.

Federação Portuguesa de Natação - Pólo Aquático. 

Modalidades de Médio Risco:

FP Andebol.

FP Basquetebol.

FP Corfebol.

FP Patinagem - Hóquei em Patins e Hóquei em Linha.

FP Voleibol.

FP Futebol - Futsal, Futebol, Futebol de Praia.

O documento acrescenta ainda que "as federações e os clubes considerarão a realização de testes laboratoriais para SARS-CoV2 aos praticantes das modalidades desportivas, "de acordo com a estratificação do risco da modalidade desportiva, da situação epidemiológica a nível regional e local, e dos recursos disponíveis. As federações e os clubes de modalidades de artes marciais, rugby, ginástica acrobática, polo aquático, dança desportiva de grupos e patinagem artística de pares devem considerar a realização de testes laboratoriais para SARS-CoV-2 aos seus atletas até 48 horas antes de qualquer competição. Relativamente a modalidades como o futebol, andebol, basquetebol, voleibol, patinagem ou hóquei em patins, consideradas de risco médio, a autoridade de saúde aconselha a realização de um teste aleatório até 48 horas antes da competição, mas apenas quando esta ocorre entre equipas de zonas com transmissão comunitária ativa". Pode ler-se.

A Direcção Geral de Saúde determina ainda que "a entidade gestora do espaço onde decorra a prática de desporto ou competições desportivas, bem como as federações e os clubes, deve elaborar e implementar um Plano de Contingência próprio. Todos os praticantes e equipas técnicas devem assinar um Código de Conduta / Termo de Responsabilidade, "no qual é assumido o compromisso pelo cumprimento das medidas de prevenção e controlo da infeção". Todos os espaços, materiais e equipamentos utilizados no decorrer da prática de desporto "devem ser submetidos a limpeza e desinfeção".

"Os praticantes, elementos das equipas técnicas e os funcionários/colaboradores, ou outros, devem lavar as mãos à entrada e à saída das instalações ou de outros locais onde decorra a prática de desporto, e após contacto com superfícies de uso comum. Deve ser assegurado que, em todos os espaços fechados e abertos, é garantido o distanciamento físico mínimo de: Pelo menos dois metros entre pessoas em contexto de não realização de exercício físico e desporto. Não devem ser realizados treinos simultâneos com partilha de espaço por equipas diferentes, exceto jogos de preparação e treino pré-competições. Em todos os espaços fechados, ou abertos a utilização de máscara é obrigatória para: Equipas técnicas; Colaboradores e funcionários dos clubes, das infraestruturas desportivas, e demais staff logístico e de limpeza". Conclui a missiva da DGS.

Risco Epidemiológico por Modalidade:

Treinos dentro da mesma equipa - Baixo - Médio - Alto : Sem teste.

Competições entre equipas de Zona(s) sem transmissão comunitária activa - Baixo(sem teste) - Médio (sem teste) - Alto(teste até 48h antes da competição).

Competições entre equipa(s) com transmissão activa - Baixo(sem teste) - Médio (teste aleatório até 48h antes da competição) - Alto ( teste até 48h antes da competição).

 

 

 

 

 

 

 



  Redes Sociais   Facebook

2007—2020 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados