RCB/TuneIn
Domingo, 25 Out 2020
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
“VIVA” A VIOLA BEIROA
Rádio Cova da Beira
O primeiro álbum do grupo ViolaBeiroa – Orquestra, denominado de “VIVA”, já saiu e é coordenado por Miguel Carvalhinho, docente na Escola Superior de Artes Aplicadas (ESART) do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) e membro do CIPEC - Centro de Investigação em Património, Educação e Cultura do IPCB, que editou o trabalho.
Por Paulo Pinheiro em 25 de Aug de 2020

A banda composta por 15 instrumentistas e à qual se junta a voz de Raquel Maria, lançou a sua obra no dia 1 julho na Escola Superior de Educação do IPCB, que inclui 13 temas de música tradicional beirã, como a “Ceifeira”, “Oliveira da Serra”, entre outras.

De acordo com o Instituto Politécnico de Castelo Branco o projeto faz parte do “processo de revitalização e divulgação instrumental iniciado há sete anos e hoje impulsionado pela Associação Recreativa e Cultural Viola Beiroa, tendo entretanto servido de berço a dois novos cordofones, o beiroíto e o beirão, com sonoridades mais agudas e graves, respetivamente.”.

A Viola Beiroa participou recentemente na nona edição das 7 Maravilhas de Portugal, na categoria de artefactos, “onde o objectivo foi o de promover o património imaterial do país”.

 

 

c/ Verónica Hilário 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2020 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados