RCB/TuneIn
Sábado, 26 Set 2020
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
DESPORTO
FPF/LIGA PORTUGAL DIVULGAM CALENDÁRIOS DAS PROVAS NACIONAIS 2020-21
Rádio Cova da Beira
A Federação Portuguesa de Futebol divulgou ontem o calendário das provas nacionais de futebol sénior masculino para a época 2020-21. Devido à pandemia da Covid-19, tudo poderá alterado, no entanto, estas são as datas avançadas: Taça de Portugal(27 de setembro). Campeonato de Portugal(20 de setembro-1ª fase - 18 de abril-2ª fase). II Liga(13 de setembro) e I Liga(20 de setembro).
Por Miguel Malaca em 14 de Aug de 2020

Ficou a saber-se também que as duas competições profissionais de futebol (I - II Ligas), vão terminar dia 19 de maio de 2021, com a final da Taça da Liga, por sua vez, está agendada para 23 de janeiro.

Trata-se da 14ª edição, e que irá consagrar o novo "Campeão de Inverno 2020-21".

Recorde-se que o Sporting de Braga é o actual detentor do troféu. 

A competição, esta época em moldes diferentes, começa dia 29 de novembro, com a participação dos seis melhores clubes classificados na I Liga, e as duas equipas mais bem classificadas da LigaPro, nessa data.

Retomando o calendário oficial da FPF/Liga Portugal, referir ainda que  a II Liga (onde joga o Sp. Covilhã) arranca a 13 de setembro, termina dia 19 de maio, enquanto para os dias 24 e 30 de maio de 2021, estão marcados os ‘play-offs’ de acesso à I Liga, entre o 16.º da Liga NOS e o terceiro da LigaPro.

A final da Taça de Portugal encerra a época desportiva, a 23 de maio.

A prova arranca entretanto dia 27 de setembro, com a primeira eliminatória (na qual inclui clubes dos distritais), prosseguindo depois a 11 de outubro, com a presença dos clubes da II Liga, e 22 de novembro, com as equipas do principal escalão.

As duas mãos das meias-finais da prova ‘rainha’ ficaram marcadas para 9, 10, e 11 de fevereiro e 2, 3, e 4 de março do próximo ano.

A AF Castelo Branco, estará representada na 1ª ronda, por sete equipas:

Benfica e Castelo Branco, Sertanense FC, ARC Oleiros, GD Vitória de Sernache, e Clube Desportivo de Alcains (CdP), e GD Águias do Moradal e CU Idanhense (Campeonato Distrital da AFCB). 

Quanto ao Campeonato de Portugal – com as presenças de Benfica e Castelo Branco, Sertanense, Oleiros, Vitória de Sernache, e CD Alcains –terá início em 20 de setembro, com a realização da primeira fase até 3 de abril.

As fases de apuramento do campeão e manutenção, disputam-se entre 18 de abril e 22 de maio.

A final do terceiro escalão do futebol português está marcada para 30 de maio.

A I Liga arranca também a 20 de setembro, depois do SL Benfica disputar a terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões, em 15 ou 16. O Euro2020, realiza-se entre 11 de junho e 11 de julho do próximo ano.

A Federação Portuguesa de Futebol refere ainda que devido ao adiamento da competição em que Portugal defende o título europeu, a última jornada da I Liga terá de ser antecipada para 16 de maio, caso as equipas portuguesas não alcancem os quartos-de-final ou as meias-finais das competições europeias.

O organismo federativo liderado por Fernando Gomes, ressalva ainda em comunicado, que o calendário poderá sofrer ajustes, devido a alterações impostas por UEFA ou FIFA e no caso de circunstâncias excecionais (novo coronavírus) que ditem uma eventual paragem da competição.

A Supertaça Cândido Oliveira, entre o campeão FC Porto e o finalista da Taça Benfica, está marcada para 23 de dezembro, uma quarta-feira.

Quanto à Liga Revelação, a competição começa dia 12 de setembro, com a segunda fase marcada para entre 05 de janeiro e 06 de abril. A Taça Revelação, também no escalão sub-23, jogar-se-à entre 11 de abril e 14 de maio.

Recorde-se, por último, que este calendário do futebol sénior masculino foi divulgado numa altura em que decorrem nesta altura no TAD e Conselho de Justiça da FPF, vários processos judiciais, e onde também, as directivas da Direção-Geral da Saúde (DGS) ainda se mantêm restritivas para a realização de competições não profissionais devido à pandemia de Covid-19.


  Redes Sociais   Facebook

2007—2020 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados