RCB/TuneIn
Sábado, 26 Set 2020
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
DESPORTO
SERRA DA ESTRELA: FDIP QUER TER PISTA DE GELO AINDA ESTE ANO
Rádio Cova da Beira
O desejo foi manifestado pelo presidente da Federação de Desportos de Inverno de Portugal à Rádio Cova da Beira, no decorrer no programa “Flagrante Directo”, realizado no passado sábado nas Piscinas das Penhas da Saúde. O orçamento será de 400 mil euros, e o projecto já foi aprovado pelo Município da Covilhã. Falta a "luz verde" do Governo.
Por Miguel Malaca em 11 de Aug de 2020

Pedro Farromba refere que "a candidatura foi feita em setembro de 2019, cumprimos todos os prazos e requisitos pedidos, e esperamos que seja em breve aprovada pelo Governo, e construída ainda antes do próximo inverno, junto à entrada da Pousada da Juventude da Serra da Estrela. Isto é, temos aqui, dois meses, entre setembro e novembro para podermos construir a pista de gelo em frente à Pousada da Juventude, para podermos utilizá-la em dezembro. Na passada semana tive a oportunidade de conversar com a Secretária de Estado do Turismo, e fiz-lhe ver a necessidade e a urgência em ver aprovado o projecto pelo Governo, uma vez que pela Câmara Municipal da Covilhã já foi. A Covid-19 veio atrapalhar o desenvolvimento do projecto, mas acredito que em breve teremos luz verde nesse sentido. Informei qual o número do processo/projecto à Senhora Secretária de Estado, que ficou agora de analisar o assunto. Espero que seja desta, a juntar ao projecto que também temos em mente, à já algum tempo a esta parte, realizar no edifício mais antigo da Pousada, em transformá-lo em centro de recuperação de atletas em altitude". Disse o líder da FDIP.

Das onze modalidades que a Federação actualmente gere, o presidente do organismo acrescenta que, "a curto prazo, a patinagem no gelo, hóquei no gelo e o curling, serão mais valias para a instituição quer a nível nacional, quer a nível internacional, na prática das modalidades em causa. Dia 22 de agosto, dentro de duas semanas, por exemplo, os selecionadores nacionais de hóquei no gelo e curling, Jim Aldred, e Daniel Rafael(também consultor da FDIP), respectivamente, vão estar na Covilhã, para tentar captar atletas da região, e falar do trabalho realizado até aqui pelas duas equipas constituídas nesta altura por luso-canadianos descendentes".   

No que diz respeito à época desportiva 2019-20, o presidente da Federação de Desportos de Inverno de Portugal, diz á RCB que "a pandemia da Covid-19, foi, naturalmente, nefasta para as competições nacionais, cujos campeonatos de Esqui Alpino e Snowboard, não se realizaram. Quanto à nova temporada, confesso-lhe também que ainda não sei como vai ser. Esta questão da pandemia, e a sua evolução, positiva ou negativa, vai determinar muito do que poderá ser 2020-21, cuja época começará em dezembro, se for possível. O novo coronavírus e/ou a falta de neve na Serra da Estrela, vão ser factores decisivos da realização dos campeonatos nacionais". Concluiu Pedro Farromba.

A Federação de Desportos de Inverno de Portugal, tem sede na Covilhã, e pertence à Comissão Executiva do Comité Olímpico de Portugal, liderado por José Manuel Constantino.

O mandato do covilhanense Pedro Farromba (vogal no COP) termina em 2022, ano em que se realizarão os próximos Jogos Olímpicos de Inverno.


  Redes Sociais   Facebook

2007—2020 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados