RCB/TuneIn
Terça, 22 Set 2020
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
MOVIMENTO APRESENTA PREOCUPAÇÕES
Rádio Cova da Beira
O movimento associativo nacional “Académicas” composto pelas associações académicas das universidades de Aveiro, Algarve, Beira Interior, Coimbra, Évora, Minho e Trás-os-Montes e Alto Douro, esteve reunido com o Presidente da República onde apresentaram as preocupações e reformas que defendem para o ensino superior em Portugal.
Por Nuno Miguel em 05 de Aug de 2020

Outras da categoria:

No final da reunião com Marcelo Rebelo de Sousa, o movimento refere que “a aposta no ensino superior é fundamental para o sucesso do país e grande parte da resposta está nas universidades descentralizadas. Não sendo Portugal um país geograficamente extenso, vive, ainda assim, muitas assimetrias”. E por isso defende que “uma parte significativa da aplicação dos fundos de resposta à crise deve apoiar o ensino superior”.
Neste encontro, os estudantes destacaram ainda “a necessidade de directrizes por parte da direcção geral de saúde, para o bom funcionamento do próximo ano lectivo nas universidades”. A necessidade de investimento no ensino e na educação “que permita às universidades reformular as suas infraestruturas, métodos pedagógicos e evoluir na formação e apoio aos seus docentes” foram outras das preocupações apresentadas.
Já em relação à acção social, o movimento está preocupado com “a falta de resultados relativamente ao plano de alojamento estudantil, que sendo já um problema recorrente e de grande foco, se agravou com a situação pandémica”. Os estudantes pedem ainda “um reforço de financiamento dos serviços de acção social das universidades, que incorrem em grandes dívidas, consequentes dos últimos meses atípicos e é fundamental que não sejam os estudantes a ter de suportar estas despesas nos próximos anos”. Se nada for feito nesse sentido “adivinha-se um ano lectivo difícil para muitos estudantes, que vão ter grandes dificuldades em assegurar os custos associados à frequência de cursos no ensino superior”. Por isso o movimento defende “a urgência da adopção de mecanismos de apoio, a fim de prevenir o abandono escolar”.

  Redes Sociais   Facebook

2007—2020 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados