RCB/TuneIn
Sexta, 14 Ago 2020
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
VELHA GAITEIRA LANÇAM SINGLE NA CASA DO BOMBO
Rádio Cova da Beira
O grupo de música tradicional, Velha Gaiteira, escolheram Casa do Bombo de Lavacolhos para lançar o primeiro single do seu novo trabalho, ainda sem data de conclusão prevista. “Brada” é assim que se chama o tema que pretende ser um grito de mudança no percurso da banda e um grito de alerta para o interior.
Por Paula Brito em 02 de Aug de 2020

O grupo de música tradicional, escolheu a Casa do Bombo, em Lavacolhos, para lançar, simbolicamente, o primeiro single do seu novo trabalho, ainda sem título ou data de lançamento marcada, como explica Ricardo Santos, membro dos Velha Gaiteira, à RCB.

 

“Hoje, estamos aqui porque fizemos em pequeno single, uma música que surgiu aqui durante o processo de gravação, depois realizámos um vídeo clip, da autoria do Paulo Vinhas. Nós estávamos a dormir no Cabeço do Pião e a música surgiu entre Lavacolhos e o Cabeço do Pião. A nossa ideia foi mostrar às gentes de Lavacolhos, em primeira mão, antes de sair nas redes sociais, como forma de agradecimento pela forma como nos receberam.”

 

Quanto ao título Brada, do verbo bradar, da expressão bradar aos céus, “é um tema que foge um bocadinho àquilo que fazíamos antes, acaba por ser um berro, de certa forma quase uma renovação do grupo, uma vez que há novos elementos, é uma nova fase.”

 

Mas este brada, associado ao vídeo, gravado quase todo no cabeço do pião é também um grito de alerta sobre este território, berço dos três elementos da banda.

 

“A nossa ideia foi também chamar a atenção para o interior, muitas vezes há este abandono e esquecimento do poder central, então, a nossa ideia é também tentar trazer alguma centralidade para esta região, que é também a nossa região.”

 

Paulo Vinhas, autor do videoclip, à RCB, explicou o fio condutor do vídeo que estreou no sábado em Lavacolhos.

 

O vídeo é o reflexo do que são os Velha Gaiteira, que são também um elemento identitário destas regiões, o vídeo explora a sua ligação à terra, em contraste com este pano de fundo que é a natureza.”


Em Lavacolhos ficou a promessa de um regresso para um concerto mais familiar dos Velha Gaiteira. Até lá veja o vídeoclip aqui.  https://www.youtube.com/watch?v=tDDlSJfWAKQ


  Redes Sociais   Facebook

2007—2020 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados