RCB/TuneIn
Sexta, 14 Ago 2020
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
FOGOS: MAIS PREVENÇÃO E RESPONSABILIZAÇÃO
Rádio Cova da Beira
Os fogos continuam, todos os anos, a devastar florestas, a ameaçar povoações, casas e a ceifar vidas. Apesar do investimento feito no combate, falta investir na prevenção. O investigador na área do território, Celso Lopes, à RCB disse que é preciso reivindicar trabalho de prevenção.
Por Paula Brito em 02 de Aug de 2020

“Para além do trabalho que é feito, dentro das possibilidades das autarquias e juntas de freguesia, continuamos a ver que por parte do governo ainda não há uma perceção muito clara do que é que tem que ser feito. É inegável que o governo tem trabalhado muito no combate, mas nós, população destes territórios despovoados, temos de começar a reivindicar o trabalho de prevenção”.

 

Celso Lopes, comentador do programa “Em foco” da RCB e investigador na área do território, entende que há duas linhas de atuação na prevenção que podem ser seguidas.

 

“É preciso responsabilizar as pessoas e o Estado, que é proprietário de muita área florestal do país, e o Estado também tem que atuar. Tem que haver umas políticas mais descentralizadas e a atuação tem de se muito mais ao nível local, obviamente têm de ser dados os meios às autarquias, associações locais, sapadores, etc… que fazem um excelente trabalho mas que precisam de mais meios.”


  Redes Sociais   Facebook

2007—2020 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados