RCB/TuneIn
Terça, 15 Out 2019
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
POLÍTICA
49% DAS ?GUAS DA COVILH? VENDIDAS
A decis?o final est? tomada: os 49% do capital social da empresa "?guas da Covilh?" foram vendidos ao grupo de empresas AGS e IDURB por 40 milh?es de euros.
Por Paula Brito em 20 de Mar de 2008

Segundo Carlos Pinto os 40 milhões de euros serão assim distribuídos: "18 milhões e meio em dinheiro, a participação da câmara em 30% do capital social da empresa Águas da Serra e a antecipação dos resultados dessa empresa que se traduzirá numa redução do custo do tratamento do saneamento".

Na reunião privada do executivo foi ainda aprovada a cisão do capital da empresa "Águas da Covilhã" e a constituição de uma nova empresa, a ICOVI, esta empresa "detém todas as infra estruturas e redes de água e saneamento e terá uma renda de 5% da facturação da empresa Águas da Covilhã". Segundo Carlos Pinto está estabelecido o aumento do tarifário da água de 2,5% a partir de 2011, até lá "será um pouco mais que isso para fazer face a alguns investimentos como a substituição dos 25 mil contadores de água do município". Para o autarca "todos os interesses da Covilhão foram salvaguardados" já que a partir do 10.º ano de concessão a decisão é reversível, isto é, "está previsto no contrato que a partir dessa data a câmara possa analisar a presença do parceiro privado na concessão".

Para a bancada do PS, que votou contra, esta medida compromete o futuro da Covilhã, "tudo o que é mais oneroso fica para depois de 2012", e não salvaguarda os interesses dos munícipes já que "não está garantido que a fixação do preço da água não fique à mercê do voraz apetite do parceiro privado". Segundo Vítor Pereira a cisão da empresa só beneficia o parceiro privado "que apenas participará na parte apetecível da empresa , ficando o município a suportar os pesados custos de manutenção e conservação das infraestruturas". O PS lamentou ainda o facto de não ter recebido atempadamente os documentos de suporte destas decisões que terão agora que ser ratificadas pela Assembleia Municipal.


  Redes Sociais   Facebook

2007—2019 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados