RCB/TuneIn
Terça, 19 Jan 2021
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
AGRUPAMENTO REÚNE COM JOÃO PAULO CATARINO
Rádio Cova da Beira
O agrupamento de baldios Estrela Sul, constituído pelas comunidades locais de Cortes do Meio, Erada e Verdelhos, esteve reunido com o secretário de estado das florestas e ordenamento do território com o objectivo de dar a conhecer as actividades que tem desenvolvido na vertente este da Serra da Estrela, numa área de intervenção de sete mil hectares.
Por Nuno Miguel em 29 de Jul de 2020

Outras da categoria:

Em comunicado o agrupamento refere que a criação deste entidade, em Agosto do ano passado, pretende assegurar “o desenvolvimento sustentável e a preservação da floresta, assegurando dinâmicas económicas para o bem estar das suas comunidades locais” destacando “a constituição de uma equipa de sapadores florestais, a definição e reajustamento dos limites geográficos de cada unidade de baldio, a elaboração de planos de gestão florestal, a reconstrução de imóveis de interesse comunitário e a elaboração de protocolos institucionais”.
O agrupamento refere que já foram apresentadas várias candidaturas às medidas de desenvolvimento florestal do PDR 2020, tendo em vista “a reflorestação com espécies autóctones tendo como enfoque a reabilitação dos ecossistemas das áreas recentemente ardidas”. Para além disso já foram realizados investimentos ligados à criação e beneficiação de infraestruturas florestais “tais como caminhos, aceiros e pontos de água”. Este ano já teve início o processo de obtenção de certificação florestal da área de cada unidade de baldio, cujo objectivo “é garantir que os produtos das áreas comunitárias proveem de uma gestão sustentável”.
Na reunião com João Paulo Catarino o agrupamento, enquanto entidade gestora de três equipas de sapadores florestais, alertou para “a necessidade de limar arestas nos diplomas legais que regulamentam a sua actividade, de modo a que se trabalhe cada vez mais para as comunidades locais e para que estas actuem essencialmente dentro da área de intervenção do agrupamento” tendo ficado agendada uma visita do secretário de estado ao território durante o próximo mês de Setembro. 

  Redes Sociais   Facebook

2007—2021 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados