RCB/TuneIn
Sábado, 08 Ago 2020
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
CANDIDATURA APOIADA
Rádio Cova da Beira
A câmara municipal do Fundão viu apoiadas, com 61 mil euros, as actividades desenvolvidas pelo gabinete pela igualdade e apoio à vítima. A estrutura foi inaugurada em 2019 mas só agora vai ser apoiada pelo programa operacional para a inclusão social e emprego gerido pela comissão para a cidadania e igualdade de género.
Por Nuno Miguel em 14 de Jul de 2020
Em comunicado, a autarquia fundanense recorda que o município foi um dos primeiros a implementar um plano para a igualdade, em 2009, e passou em 2015 a garantir uma resposta de apoio às vítimas “sem ter tido qualquer tipo de apoio” tendo também criado “um conjunto de instrumentos específicos de protecção das vítimas e acompanhamento dos agressores na violência doméstica”.
Apesar de não ter financiamento, o gabinete pela igualdade e de apoio à vítima foi inaugurado formalmente no dia 15 de Fevereiro de 2019 e tem como principal missão “apoiar as vítimas e as suas famílias, prestando-lhes serviços personalizados, presenciais e gratuitos. Finalmente foi atribuída a esta candidatura um montante de cerca de 61 mil euros que vai permitir a prossecução da promoção da inclusão social e do combate à pobreza e qualquer discriminação”.
O projecto agora aprovado vai permitir “apoiar mais vítimas de violência doméstica ao nível do atendimento e acompanhamento psicológico, social e jurídico; recolher informação que permita produzir diagnósticos de caracterização local das situações de violência doméstica; consciencializar a comunidade para temáticas como a igualdade de género e oportunidades, violência doméstica e de género e tráfico de seres humanos, através de iniciativas de sensibilização como o desenvolvimento de workshops temáticos e a dinamização de ateliês nas escolas”.

  Redes Sociais   Facebook

2007—2020 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados