RCB/TuneIn
Terça, 11 Ago 2020
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
CONSÓRCIO APROVADO
Rádio Cova da Beira
A universidade da Beira Interior foi seleccionada pela União Europeia para integrar o projecto “Universidades Europeias” passando a fazer parte do plano de modernização do espaço de educação europeu. A decisão foi tomada na sequência da aprovação do consórcio “UNITA”, composto pela UBI e por mais cinco universidades de Espanha, França, Itália e Roménia.
Por Nuno Miguel em 13 de Jul de 2020
Em comunicado a UBI refere que “as seis instituições de ensino superior têm cerca de 160.000 estudantes e 15.000 colaboradores e uniram-se em torno da partilha de objectivos, realidades e desafios comuns”. A “UNITA” foi um dos 24 consórcios agora aprovados pela comissão europeia, que recebeu 62 candidaturas no âmbito da última chamada para esta iniciativa.
De acordo com o vice reitor para as áreas do ensino e da internacionalização “foram muitos meses de trabalho árduo e dezenas de reuniões que envolveram professores, funcionários e estudantes das universidades mas valeu a pena. A experiência da UBI no campo da internacionalização no espaço lusófono foi destacada na avaliação”. João Canavilhas acrescenta que a aprovação deste projecto é “um motivo de grande orgulho para toda a comunidade Ubiana e para a região. A UBI tem aqui a oportunidade de ganhar uma verdadeira dimensão europeia e de fazer a ponte entre a Europa e o mundo lusófono”.
Nos próximos três anos o consórcio vai trabalhar na constituição de um campus interuniversitário que funcionará através da mobilidade de estudantes, docentes, investigadores e funcionários, e da criação de um campus virtual. Para os estudantes, por exemplo, será possível circular entre as instituições durante a formação, beneficiando de um modelo pedagógico inovador.

  Redes Sociais   Facebook

2007—2020 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados