RCB/TuneIn
Terça, 11 Ago 2020
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
POLÔŅĹTICA
CCDRC ASSINA PACTO
Rádio Cova da Beira
A comiss√£o de coordena√ß√£o e desenvolvimento da regi√£o centro assinou um pacto institucional com 84 entidades publicas e privadas para a valoriza√ß√£o da economia circular. O documento prev√™ a realiza√ß√£o de 230 ac√ß√Ķes at√© Junho de 2021.
Por Nuno Miguel em 13 de Jul de 2020
Em comunicado, a presidente da CCDRC refere que “a transição para uma economia circular é uma das grandes prioridades para a região centro, que assumiu compromissos claros de promover um desenvolvimento económico, social e ambientalmente sustentável”. Isabel Damasceno acrescenta que “a mudança de paradigma que isso exige tem que ser partilhada por empresas, administração e pela sociedade em geral, cabendo às políticas públicas o papel essencial de criar os incentivos adequados para acelerar esta transição”.
As 230 acções deste pacto contemplam estratégias assentes no combate ao desperdício, circuitos curtos, compras circulares, novos modelos de negócio e desmaterialização, extensão do ciclo de vida, valorização dos subprodutos e resíduos e tecnologias digitais ao serviço da economia circular ou uso eficiente dos recursos. Entre as áreas temáticas destacam-se a alimentação e o consumo sustentável, a bioeconomia circular, águas, materiais e energia, plásticos e lixo marinho, construção, floresta, têxteis, resíduos e mobilidade sustentável.
O pacto foi assinado por 34 municípios da região centro, quatro comunidades intermunicipais, uma junta de freguesia, 14 associações, três entidades regionais, nove empresas, dez instituições de ensino superior e nove entidades ligadas ao sistema científico e tecnológico.

  Redes Sociais   Facebook

2007—2020 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados