RCB/TuneIn
Quinta, 04 Mar 2021
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
TERMAS ROMANAS DESCOBERTAS EM CASTELO NOVO
Escava??es arqueol?gicas na Quinta do Ervedal trazem ? luz do dia um importante s?tio romano em Castelo Novo. Uma import?ncia atestada pela exist?ncia no local de duas unidades termais.
Por Paula Brito em 13 de Jul de 2010

Uma descoberta que, segundo João Mendes Rosa, tem um significado especial "significa para já que ultrapassámos as nossas expectativas porque o que nós esperávamos encontrar era umas termas e acabámos por encontrar duas". Segundo o director do Museu Arqueológico Municipal do Fundão, os consultores científicos das escavações, oriundos das Universidades de Coimbra e de Salamanca, "são unânimes em achar que a expressão habitacional é bastante grande". A existência de duas termas contemporâneas "significa uma forte agitação social".

A descoberta vai levar a autarquia a investir cerca de dois mil euros na prospecção mecanizada do local "é um sistema que permite, através de uma radiografia ao solo, identificar onde estão colocadas as estruturas romanas, e serve fundamentalmente para definir um quadro de escavações mais ajustado". Segundo Paulo Fernandes, vice presidente da câmara do Fundão, a prospecção mecanizada será realizada durante o próximo mês.

É também a partir de Agosto que estará disponível um pacote turístico que permite a visita ao local das escavações onde já é visível uma parte das estruturas romanas ali encontradas nos últimos quatro anos "nós, em conjunto com a Fundão Turismo estamos a preparar um pacote turístico que permite a partir do museu arqueológico, passando por Alpedrinha e Castelo Novo, visitar o local das escavações".

Numa fase inicial a visita ao local "só pode ser feita em grupos no mínimo de 10 pessoas", mas no futuro será possível a visita espontânea ao Sítio do Ervedal onde cerca de 40 voluntários, entre os 7 e os 70 anos, ocupam os seus tempos livres e férias no Verão. É o caso de Soraia Dias que foi este ano pela primeira vez como voluntária e no segundo dia, teve a sorte de encontrar uma moeda romana "foi importante para mim porque me disseram que há quatro anos que não encontravam nenhuma moeda".

 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2021 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados