RCB/TuneIn
Segunda, 03 Ago 2020
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
POL�TICA
JS: FEDERAÇÕES EXIGEM ENCERRAMENTO DA CENTRAL
Rádio Cova da Beira
As federações distritais de Castelo Branco e de Portalegre vem, em comunicado conjunto, exigir o encerramento da central nuclear de Almaraz (Espanha) na sequência dos últimos incidentes que ocorreram naquela infraestrutura, situada a uma centena de quilómetros da fronteira.
Por Nuno Miguel em 06 de Jul de 2020
Neste comunicado, as federações da JS afirmam que o encerramento da central “é uma proposta política que ambas as estruturas têm defendido” porque consideram que “a transição sustentável das economias deve ter reflexo na sua política energética, apostando em energias limpas e abandonando formas de produção de energia anacrónicas, que não se coadunam com os novos desafios e com potencial de risco para a saúde pública”. 
De acordo com a JS os recentes incidentes que decorreram na central “cujo prazo útil de vida já expirou” mostraram “os reflexos da sua instabilidade infraestrutural” que “intensificam a necessidade e a urgência do encerramento desta central nuclear”. Por isso os jovens socialistas defendem que as autoridades nacionais “devem continuar a envidar esforços para um reforçado envolvimento neste processo, pressionando o encerramento definitivo da produção nuclear em Almaraz e antecipando a data prevista para o seu encerramento para a mais imediata possível”.
A Juventude Socialista defende ainda que a tutela “deve ministrar formações específicas às corporações de bombeiros dos distritos de Castelo Branco, Portalegre e outras, com elevado teor técnico e informativo no plano das emergências radiológicas, tendo em vista uma preparação inequívoca dos operacionais em caso de acidente nuclear”.

  Redes Sociais   Facebook

2007—2020 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados