RCB/TuneIn
S√°bado, 08 Ago 2020
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
DESPORTO
AFCB: UD BELMONTE CONTRA CONVITE A IDANHENSE
Rádio Cova da Beira
"A casamentos e baptizados s√≥ v√£o os convidados".√Č desta forma que a direc√ß√£o da Uni√£o Desportiva de Belmonte responde em comunicado, √† decis√£o tomada pela Associa√ß√£o de Futebol de Castelo Branco, e divulgada em comunicado datado de 29 de Junho, de que o CU Idanhense foi convidado, via Ta√ßa de Honra "Jos√© Farromba", a participar na Ta√ßa de Portugal 20-21.
Por Miguel Malaca em 05 de Jul de 2020

Recorde-se que a AFCB, solicitada pela FPF, devido à pandemia da Covid-19, no documento oficial nº 103, afirmava que, e passamos a citar de novo que, " tendo-se dado formalmente por concluída a Taça de Honra "José Farromba", sem atribuição de vencedor(CO Nº100), dando cumprimento ao disposto no ponto 6 do artigo 9º do Regulamento da Taça de Portugal Placard, e observados todos os critérios e cumpridas todas as normas regulamentares associadas, convidar o CU Idanhense, como representante distrital da mesma. No que diz respeito à Liga "Leitão Beirão", a AFCB decidiu também convidar o GD Águias de Moradal, segundo classificado à data de conclusão do Campeonato Distrital Sénior Masculino "Liga Leitão Beirão", dando igualmente cumprimento ao disposto no mesmo regulamento", conclui o documento.

Por tudo isto, os belmontenses, não apreciando a decisão tomada pela direcção de Manuel Candeias, e respondem que " se no que toca à participação de CD Alcains, primeiro classificado da mesma prova(Campeonato Distrital), na altura da interrupção, nada há a apontar, pois estão de legítimo direito, já que toca ao convite feito ao CU Idanhense, e nada tendo contra o clube em si, a UDB revela sua estranheza e estupefacção. Tendo em conta que a AFCB teria que apresentar três clubes à Federação Portuguesa de Futebol (FPF), obviamente que, não tendo sido concluída a Taça de Honra, era às classificações dos Grupos A e B, na altura da interrupção, devido à Covid-19, que a AFCB teria que ir buscar mais um representante. Na Série B, já estava apurado o Águias do Moradal, via campeonato distrital, e com o Sp. Covilhã "B", impedido, via regulamento, mas na Série A, sendo o Alcains líder da mesma, e já estando apurado, teria que ser o segundo classificado a ser convidado. E é aqui que reside a nossa dúvida, e estranheza. Tudo isto porque aquando da interrupção da competição a UD Belmonte era segunda classificada e não o Idanhense, uma vez que, a 3 de março, o conselho de disciplina (processo disciplinar nº 5), decidiu condenar o CU Idanhense na pena de derrota por 3-0, no jogo nº 9 da Taça de Honra "José Farromba", em que na altura, tinha ganho à UDB, mas em que, de forma irregular, tinha utilizado um atleta. E, essa decisão alterou, a nosso ver, a classificação no Grupo A, com a UDB a surgir assim, no segundo lugar com 13 pontos, e o CU Idanhense, na terceira posição com 12, embora com menos um jogo (estava em atraso) por realizar frente à Atalaia do Campo. Não se realizou devido à pandemia, e pelo facto, a UDB é completamente alheia. Assim sendo, o convite à participação na Taça de Portugal devido ter sido feito primeiramente, à UDB, apesar das classificações não estarem formalmente homologadas. Se à mulher de César não basta ser, é preciso parecer,, vem a UDB por este meio pedir um esclarecimento à AFCB, sobre quais foram os critérios, que foram tidos em conta, para este convite ao CU Idanhense, e não à UD Belmonte, apesar de esta, admitir, poder estar enganada". Conclui a missiva da UD Belmonte, enviada na passada semana à AF Castelo Branco. 

Lembramos que nesta altura, são sete, os clubes do distrito de Castelo Branco, que se perfilam, para participar na Taça de Portugal 2020-2021 da FPF.

GD Águias do Moradal e Clube União Idanhense -  Representantes Distritais da AFCB.

CD Alcains, GD Vitória de Sernache, Benfica e Castelo Branco, Sertanense FC, e ARC Oleiros - Campeonato de Portugal.  

 

 

 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2020 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados