O secret?rio geral do PCP acusa o governo liderado por Jos? S?crates de querer encerrar o interior do pa?s. A ideia deixada durante o 3??com?cio festa promovido pela organiza??o regional de Castelo Branco que decorreu, como habitualmente, no parque de merendas do Tortosendo.
Para Jerónimo de Sousa, o exemplo mais recente dessa tentativa é a proposta para a introdução de portagens "uma medida que não tem por base os critérios que nós defendemos, de justiça social e territorial para todo o país". O secretário geral do PCP acrescenta que "já não é a primeira vez que se fala neste assunto e há outros temas que o governo vai colocando na ordem do dia como o eventual encerramento de maternidades, extensões de saúde e escolas. Qualquer dia vão mesmo encerrar o interior".
Jerónimo de Sousa considera ainda que "caso essa medida seja implementada, as consequências para todo o interior vão ser muito negativas, nomeadamante vai contribuir para o aumento da desertificação, obrigando os jovens a rumar a outras paragens".
A visita do secretário geral do PCP ao distrito de Castelo Branco foi integrada na campanha “500 iniciativas contra o PEC” que está a decorrer em todo o país até à realização da festa do avante, no próximo mês de Setembro.