RCB/TuneIn
Terça, 11 Ago 2020
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
CRIADA UNIDADE DE SAÚDE FAMILIAR NA COVILHÃ
Rádio Cova da Beira
Na Covilhã, foi hoje formalizada a primeira Unidade de Saúde Familiar (USF) da Cova da Beira, que deverá começar a funcionar, no terreno, no próximo mês de agosto. A Unidade vai abranger mais de 8.400 habitantes da União de freguesias de Covilhã e Canhoso.
Por Paula Brito em 01 de Jul de 2020

Outras da categoria:

O anúncio foi feito pelo presidente da câmara da Covilhã, Vítor Pereira, ontem, durante assembleia municipal. No final, à comunicação social, o autarca explicou as vantagens deste modelo de organização dos cuidados de saúde primários.

 

“Dar respostas mais rápidas aos doentes crónicos, consultas mais rápidas, no fundo, tornar tudo mais fluido. Nós sabemos que há por parte do Serviço Nacional de Saúde (SNS) a vontade de responder de forma mais rápida e eficaz aos seus cidadãos, isto é o SNS no seu melhor”.

 

Um projeto que, segundo o autarca, não é uma sobreposição ao centro de saúde.

 

“O centro de saúde é muito mais abrangente, este tem um universo mais restrito, vai abranger as União de freguesias de Covilhã e Canhoso. Não há uma sobreposição, há, quando muito uma interceção, são eles que se articulam entre si, e hoje, felizmente existe a informática ao serviço da medicina.”

 

À câmara da Covilhã compete encontrar o local onde vai funcionar a Unidade de Saúde Familiar.

 

“Há várias alternativas e vamos escolher a melhor. A ideia é, na prática, encontrar um sítio que não seja o habitual, as pessoas verem outro centro, outra unidade, noutro sítio.”

 

Questionado se vai ser construído um edifício de raiz para o efeito, ou readaptar algum já existente, o autarca é adepto da reabilitação “a ideia é dar vida ao que já existe, eu sou sempre adepto de reabilitarmos o que já existe, adaptadas a este propósito.”

 

Para já, o autarca não adianta o local, mas avança o mês de agosto para entrar em funcionamento a primeira Unidade de Saúde Familiar da Cova da Beira. 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2020 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados