RCB/TuneIn
Quarta, 03 Mar 2021
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
POLÔŅĹTICA
ALMARAZ: BE PEDE ESCLARECIMENTOS
Rádio Cova da Beira
O grupo parlamentar do Bloco de Esquerda na assembleia da rep√ļblica enviou uma pergunta ao minist√©rio do ambiente e da ac√ß√£o clim√°tica no sentido de saber se, em caso de acidente na central nuclear de Almaraz, existe algum plano de evacua√ß√£o das popula√ß√Ķes dos distritos de Castelo Branco, Portalegre e Santar√©m.
Por Nuno Miguel em 30 de Jun de 2020
Na pergunta enviada ao governo, o grupo parlamentar do Bloco de Esquerda refere que “no espaço de uma semana, a central nuclear de Almaraz registou três incidentes” e questiona o ministério do ambiente sobre a avaliação que faz dessa situação.
O Bloco de Esquerda recorda que “a renovação da licença de actividade da central nuclear de Almaraz permitirá prolongar o funcionamento do primeiro reactor até Novembro de 2027, e o do segundo reactor até Outubro de 2028” sendo que ambos são refrigerados pelo Rio Tejo e é “notória a ameaça que a central representa para o território e população portuguesa na eventualidade de ocorrer um acidente nuclear”.
Por entre as questões formuladas, o Bloco de Esquerda pretende ainda saber se o governo Português foi informado, pelo seu congénere espanhol, sobre o processo de renovação da licença deexploração da central nuclear de Almaraz até 2028 e quais as garantias de segurança dadas pelo governo Espanhol”. Para além disso o BE quer também conhecer a posição do ministério do ambiente sobre o prolongamento da actividade da central até 2028 e quais as diligências desenvolvidas pelo governo Português no sentido de promover o encerramento definitivo daquela estrutura.

  Redes Sociais   Facebook

2007—2021 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados