RCB/TuneIn
Segunda, 21 Set 2020
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
ASTA EM CASTELO BRANCO
Rádio Cova da Beira
Esta quinta-feira, dia 18 de Junho, marca o regresso da ASTA (Associa√ß√£o de Teatro e Outras Artes) ao palcos, para apresentar em Castelo Branco, no Cinwe Teatro Avenida, "Lano Kaj NeńĚo", uma cria√ß√£o de Miguel Pereira para a associa√ß√£o, a partir da emblem√°tica obra "A L√£ e a Neve", de Ferreira de Castro.
Por Paulo Pinheiro em 18 de Jun de 2020

Sobre a peça:

Lano kaj NeńĚo* debruça-se sobre a obra de Ferreira de Castro “A Lã e a Neve”, um símbolo para a identidade social e cultural da região da Beira Interior, para além de ser uma referência da literatura nacional.


A peça acompanha o percurso de Horácio, de pastor em Manteigas ansiando um dia reunir as condições financeiras para poder ter a casa que sonha para viver com a sua família, até se tornar tecelão numa fábrica na Covilhã e confrontar-se com a dura realidade do operariado.


Enquadrada nos anos 40 do séc. XX, durante o período da Segunda Guerra Mundial e com a ditadura em Portugal como pano de fundo, olha-se para a serra isolada e para as condições precárias em que vivem aqueles serranos, e olha-se para o auge do mundo industrial e têxtil na Covilhã onde o trabalho se torna uma reivindicação social importante. Ferreira de Castro coloca-nos perante a busca incessante dos homens e das mulheres por melhores condições de vida, esperando que um dia chegue esse tal “mundo novo” a que todos aspiram.


 


*A Lã e a Neve na língua esperanto. O esperanto é referido na obra, através de um personagem emblemático e fulcral para a narrativa, Marreta, que representa a busca dos ideais progressistas que Ferreira Castro subliminarmente insere. O esperanto é uma língua artificial criada como uma tentativa de projectar uma língua universal.


 A produção da ASTA tem a direcção de Miguel Pereira, texto de Ferreira de Castro e a interpretação fica a cargo de Bruno Esteves, Carmo Teixeira, Sérgio Novo


 


A Associação de Teatro e Outras Artes já apresentou esta produção em 11 locais, 10 em 2019 e uma em 2020, no Centro Cívico de Manteigas (25 de Janeiro). A estreia foi efectuada em Gouveia (11 de Maio de 2019) depois em Vila Franca de Xira; Famalicão da Serra, Guarda; New Hand Lab, Covilhã; Mala Voadora; Porto, Beja; Évora; Guarda; Idanha-a-Nova e Seia.


 

 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2020 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados