RCB/TuneIn
Quinta, 24 Set 2020
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
ESTE ESTREIA NOVA PRODUÇÃO
Rádio Cova da Beira
Está agendada para o próximo dia 25 de Junho a estreia da 39ª produção da estação teatral da Beira Interior. "O relato de Alabad” é um trabalho com texto original de Nuno Pino Custódio que assina também a encenação, cenografia e figurinos de Patrícia Raposo e interpretação de Pedro Diogo e Pedro Rufino.
Por Nuno Miguel em 10 de Jun de 2020
“O relato de Alabad” foi um monólogo escrito e interpretado por Nuno Pino Custódio, com encenação de Miguel Seabra, entre 2002 e 2003, no Teatro Meridional. A peça fala do ano de 1147 e da defesa de Lisboa contra portugueses e cruzados em trânsito para a segunda cruzada à Terra Santa.
Partindo de relatos ocidentais, o trabalho pretende recriar o ponto de dos muçulmanos, através da crónica de Alabad bin Muhammad Almançor, arqueiro e poeta, fugido de Santarém alguns meses antes. Alabad o seu irmão Youssef são acolhidos por um tio procurando recomeçar as suas vidas. Mas pouco tempo depois os cristãos chegam às portas da cidade para conquistá-la. O cerco, que vai durar quatro meses, obriga os habitantes de Lisboa a viverem no limite das suas forças..
Ao longo deste trabalho, Alabad desdobra-se em inúmeras personagens e situações, descrevendo e confidenciando com palavras e gestos a perda de uma das mais importantes cidades comerciais do Al-Gharb Al-Andaluz. Um relato “tão verdadeiro e tão falso quanto os restantes que se conhecem”, afirma a Este. 
A peça vai estar patente ao público entre 25 de Junho e 5 de Julho no edifício da Moagem, no Fundão. A lotação do auditório vai ser reduzida e o acesso ao espectáculo respeita todas as normas da direcção geral de saúde sobre esta matéria.

  Redes Sociais   Facebook

2007—2020 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados