RCB/TuneIn
Quarta, 23 Set 2020
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
SETE MARAVILHAS DA CULTURA POPULAR DO DISTRITO
Rádio Cova da Beira
Foram este domingo anunciadas as sete candidaturas do distrito de Castelo Branco que passaram à próxima fase do concurso. Fundão, Covilhã, Belmonte, Penamacor, Castelo Branco e Sertã são os concelhos com representantes nas fases regionais.
Por Paulo Pinheiro em 07 de Jun de 2020

Chocalhos- Festival dos Caminhos da Transumância (Fundão); Feira de São Tiago (Covilhã); Criptojudaísmo de Belmonte; Vila Madeiro (Penamacor); Viola Beiroa e Festejos de São João Batista (Castelo Branco), o único concelho do distrito com duas candidaturas aprovadas, e o Cancioneiro Tradicional da Beira Baixa (Sertã) são os representantes do distrito de Castelo Branco na próxima fase do concurso “Sete Maravilhas” da Cultura Popular do nosso país.

 

O Painel de Especialistas, composto por sete elementos de cada um dos 18 distritos e duas regiões autónomas, elegeu sete patrimónios de cada região, num total de 140 finalistas regionais, que participarão nas respectivas eliminatórias regionais. A escolha foi revelada este domingo no decorrer de um programa especial dedicado ao concurso que a RTP transmitiu.

 

Recorde-se que o distrito de Castelo Branco apresentou no toral 22 candidaturas à iniciativa “/ Maravilhas de Portugal”.

 

O Fundão foi o concelho que apresentou o maior número de candidaturas (sete): Bombo do concelho do Fundão (na categoria de artesanato); Bombos de Lavacolhos (músicas e danças); Chocalhos (Festival dos Caminhos da Transumância em Alpedrinha, na categoria de Festas e Feiras); Dança da Tranca (rancho de Silvares – na área da Músicas e Danças); Flores da Romaria de Santa Luzia (Castelejo, na categoria de Artefactos); Procissão dos Pastores ou das Pinhas (Barroca, na das Procissões e Romarias); Tomada do Carvalhal (Souto da Casa, em Rituais e Costumes).

 

 

 

Belmonte apresentou uma candidatura:  Criptojudaísmo de Belmonte (categoria de Rituais e Costumes)

 

 

 

Castelo Branco tinha cinco candidaturas: Danças Tradicionais da Lousa (Músicas e Danças); Encomendação das Almas (em Rituais e Costumes); Festejos de São João Batista (em Festas e Feiras); São João de Monforte da Beira (em Rituais e Costumes) e a Viola Beiroa (na categoria de Artefactos)

 

O concelho da Covilhã apresentou uma candidatura: Feira de São Tiago (em Festas e Feiras)

 

Penamacor candidatou “Penamacor Vila Madeiro” na categoria de Rituais e Costumes

 

O concelho da Sertã tinha quatro candidaturas: Cancioneiro Tradicional da Beira Baixa ( em Músicas e Danças); Costumes da Eira (em Rituais e Costumes); o Festival de Gastronomia do Maranho (Festas e Feiras) e  a Lenda de Celinda (em Lendas e Mitos)

 

O concelho de Vila de Rei apresentou a Cestaria de Vila de Rei (em Artesanato); Feira de Enchidos, Queijo e Mel (em Festas e Feiras) e a Tecelagem M

 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2020 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados