RCB/TuneIn
Domingo, 12 Jul 2020
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
POL�TICA
PSD DEFENDE APOIOS EXTRAORDINÁRIOS
Rádio Cova da Beira
O PSD defende apoios extraordinários para os agricultores afetados pela forte queda de granizo no último domingo. Os deputados do PSD entregaram no Parlamento um projeto de resolução, que recomenda ao Governo que “disponibilize apoio financeiro de emergência aos agricultores afetados por esta intempérie”.
Por Paula Brito em 04 de Jun de 2020

Na iniciativa, o PSD sublinha que este “este fenómeno climatérico veio agravar ainda mais as produções de prunóideas (ameixeiras, cerejeiras, pessegueiros, damasqueiros) em 2020, que já registavam quebras de produção (toneladas) face a média dos anos anteriores, e na cereja foi superior a 70%”.

 

O PSD lembra que o temporal de domingo “destruiu ainda as hortícolas em explorações pequenas e familiares, representando um problema grave na economia local e um risco para o território, mais exposto ao abandono, à falta de coesão territorial e à perda de biodiversidade ambiental”.

 

O PSD é defensor do apuramento exaustivo dos prejuízos, de um sistema de seguros agrícolas “adequados às inúmeras produções e tipo de explorações” e da criação de uma linha de crédito bonificada “direcionada para os produtores das regiões mais afetadas pela intempérie”.

 

Os deputados social-democratas propõem ainda medidas de caráter “fiscal”, nomeadamente a isenção de contribuições para a Segurança Social “durante um determinado período de tempo” para estes agricultores e a captação de “instrumentos de gestão de crise e de risco robustos financeiramente adequados à realidade nacional” no âmbito das negociações da Política Agrícola Comum (PAC).


  Redes Sociais   Facebook

2007—2020 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados