RCB/TuneIn
Domingo, 12 Jul 2020
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
POL�TICA
CÂMARA DE BELMONTE DECLARA CALAMIDADE PÚBLICA MUNICIPAL
Rádio Cova da Beira
A câmara municipal de Belmonte declara o estado de calamidade municipal devido às adversas condições climatéricas que assolaram no domingo a região.
Por Paulo Pinheiro em 04 de Jun de 2020

Em comunicado, a autarquia de Belmonte recorda que, no domingo, dia 31 de Maio, o concelho foi atingindo por "condições climatéricas excepcionais", que provocaram danos em todas as freguesias do concelho.

 

"Num quadro de excepcionalidade conferido pela natureza da ocorrência e extensão dos danos, afectando fortemente todo o concelho, constitui preocupação do município criar condições que permitam levar a cabo, de forma adequada e equitativa, a minimização dos prejuízos e recuperação do setor agrícola, recorrendo para o efeito aos instrumentos legais que estejam disponíveis", lê-se no documento.

 

De acordo com a edilidade, os danos registaram-se em explorações agrícolas, agropecuárias e florestais, bem como instalações ligadas a outras actividades económicas, infraestruturas, equipamentos públicos e associativos, habitações e outros bens, sendo que o sector agrícola foi o que teve maior prejuízo.

 

O despacho do presidente da câmara, António Dias Rocha, anuncia que foi declarado o estado de calamidade no âmbito municipal, após a audição da comissão municipal de protecção civil, no seu formato reduzido.


O município garante ainda que vai desencadear junto da direcção regional de agricultura do Centro os "procedimentos necessários à minimização dos prejuízos provocados pelas condições climatéricas excepcionais".

 

 

 

 

 

 

 

 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2020 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados