RCB/TuneIn
Sexta, 10 Jul 2020
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
UBI: PROJECTO APROVADO
Rádio Cova da Beira
A universidade da Beira Interior viu aprovado um projecto Erasmus + ‚ÄúInternational Credit Mobility‚ÄĚ que vai permitir a docentes, funcion√°rios e estudantes de 30 institui√ß√Ķes de ensino superior a participa√ß√£o em experi√™ncias de mobilidade em pa√≠ses fora da Uni√£o Europeia.
Por Nuno Miguel em 02 de Jun de 2020
O projecto tem um financiamento de aproximadamente 500 mil euros e envolve um total de 27 países de África, Ásia, América do Norte, América do Sul e Europa. A candidatura agora aprovada permite a entrada de uma dezena de novos países no universo de possibilidades de intercâmbio para a comunidade, como são os casos da África do Sul, Angola, Bielorrússia, Cabo Verde, Canadá, Chile, Colômbia, Japão, Moçambique e Peru. Neste último caso, a candidatura é a resposta a um desafio lançado pela embaixada Portuguesa para se iniciar um processo de aproximação entre instituições de ensino superior portuguesas e peruanas. No caso da UBI será a universidade de nacional de Santo António Abade, em Cusco.
De acordo com o vice reitor para as áreas do ensino e da internacionalização “embora este projecto exista há vários anos, só em 2017 a UBI se candidatou pela primeira vez. A partir de então temos sempre apresentado candidaturas e nos quatro projectos aprovados conseguimos um total aproximado de um milhão e meio de euros". João Canavilhas acrescenta que as vantagens deste programa vão muito para lá da vertente económica. "o contacto com diferentes culturas permite que os participantes estejam mais sensibilizados para a importância da internacionalização e para a necessidade de aperfeiçoar os nossos sistemas de apoio e acompanhamento aos estudantes estrangeiros".
Além do aprofundamento das relações institucionais com várias instituições de ensino superior estrangeiras, a participação da universidade da Beira Interior neste projecto teve como resultados mais significativos a publicação de trabalhos científicos, elaborados por docentes da UBI e das instituições de ensino superior parceiras do programa, a criação de um livro sobre a região dos Balcãs, que se ainda encontra em desenvolvimento, e a captação de estudantes de pós-graduação.

  Redes Sociais   Facebook

2007—2020 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados