RCB/TuneIn
Terça, 14 Jul 2020
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
DESPORTO
CPCCRD FESTEJA 96º ANIVERSÁRIO
Rádio Cova da Beira
Comemora-se este domingo, 31 de Maio, o Dia Nacional do Associativismo. Aproveitando a efeméride, a Confederação Portuguesa das Colectividades de Cultura, Recreio e Desporto (COCCRD), festeja em simultâneo o 96º aniversário, pedindo mais apoio do Governo.
Por Miguel Malaca em 30 de May de 2020

 

 Desde o passado mês de Março que as associações encerraram portas e cancelaram todas as actividades, devido à pandemia da Covid-19. Em carta aberta aos poderes públicos (câmaras municipais, direcção-geral de saúde e governo de Portugal), a direcção liderada por Augusto Flôr, começa por comentar a frase que, por estes dias, se tem ouvido “estamos todos no mesmo barco".

Uma metáfora errada, sustenta aquele responsável, “quando vemos e sentimos a forma como somos tratados” quer pelas autoridades e até pela comunicação social “não são raros os casos em que depois de uma catástrofe, parte das suas vítimas caem no esquecimento. Receamos que seja esse o caso do associativismo popular”, frisa

 

Apesar das propostas apresentadas pela confederação às câmaras municipais e ao governo “está-se longe, de sequer ter resposta ou, as respostas que se impunham”, aponta.

 

 

A CPCCRD diz também que contributo das associações que " tem sido fundamental” para o combate da Covid-19, desde logo, pela suspensão ou anulação de mais de 120.000 actividades e encerrado mais de 90% das sedes sociais, antes da declaração do Estado de Emergência, a 18 de Março.

A Confederação salienta o apoio que deu, nos dois meses e meio, aos seus associados, familiares, comunidades vizinhas, instituições sociais e públicas de várias formas. A estrutura associativa reclama da DGS e do Governo que se pronunciem e permitam a retoma gradual e responsável das actividades associativas, culturais, recreativas e desportivas, com condições específicas para o Associativismo. “Somos activos, inclusivos e responsáveis”, afirma a CPCCRD

Por último, em comemoração e reconhecimento do Dia Nacional das Colectividades (31 de Maio) e do Dia Internacional da Criança (1 de Junho), a Confederação afirma estar preparada  para retomar de forma responsável e gradual as actividades associativas.

 “Aguardamos as decisões do Governo e da DGS. No passado dia 19 de maio solicitámos pedidos de audiência ao Senhor Presidente da República e ao senhor Primeiro-Ministro. O Senhor Presidente da República já agendou a audiência". Conclui o documento.

 

 Recorde-se que a Confederação Portuguesa das Colectividades de Cultura, Recreio e Desporto, tem desde o passado dia 6 de Janeiro, um Gabinete aberto na cidade da Covilhã, situado na sede do Condomínio Associativo da Covilhã.

 

O organismo criado em parceria com o município covilhanense, (cujo protocolo será assinado em breve), tem como actual responsável Bruno Augusto, o presidente do Rancho Folclórico da Boidobra

 

 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2020 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados