RCB/TuneIn
Terça, 07 Jul 2020
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
CHUCB DISPONIBILIZA CONSULTA DE HIPERTENSÃO
Rádio Cova da Beira
O centro hospitalar universitário da Cova da Beira vai disponibilizar a partir do próximo dia um de Junho uma consulta aberta de hipertensão, destinada a doentes com hipertensão arterial não controlada, e para os quais esta situação seja motivo de insegurança ou preocupação.
Por Nuno Miguel em 28 de May de 2020
A consulta vai funcionar de segunda a sexta-feira, entre as 09:00 e as 17:00, na área da consulta externa do hospital Pêro da Covilhã, com acesso por inscrição no balcão de atendimento daquele serviço.
Em comunicado o centro hospitalar refere que esta consulta “será assegurada por uma equipa de médicos e enfermeiros, conhecedores dos protocolos, que uma consulta deste âmbito exige.Dada a natureza desta consulta, a mesma não carece de referenciação, embora não se exclua essa possibilidade, por parte de médicos, farmacêuticos ou de outros técnicos de saúde, a exercer em estabelecimentos públicos ou privados”
Esta consulta, acrescenta o CHUCB “não substitui todas as outras que já se encontram em funcionamento, constituindo-se apenas como uma alternativa mais segura e vantajosa ao serviço de urgência, até aqui, o único local de destino para muitos destes casos, em situação de necessidade pontual ou aguda. Este acesso, ainda mais célere e especializado, vai proporcionar ao doente uma melhor e mais adequada orientação e controlo tensional, fora da rotina de acompanhamento, em que o mesmo é ser assistido”. 
A hipertensão arterial não controlada aumenta o risco do desenvolvimento de doenças como o enfarte agudo do miocárdio ou acidente vascular cerebral. A única forma de detetar a hipertensão é a medição feita de forma adequada. Em alguns pode manifestar-se através de cefaleias, tonturas, mal-estar difuso, visão desfocada, dor no peito ou sensação de falta de ar.

  Redes Sociais   Facebook

2007—2020 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados