RCB/TuneIn
Terça, 07 Jul 2020
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
PENAMACOR: LAR ABRE PORTAS ÀS VISITAS
Rádio Cova da Beira
Lar D. Bárbara Tavares da Silva, em Penamacor, abre portas às visitas esta segunda-feira. O presidente da direção da instituição diz que até agora, esse tem sido o principal travão à entrada do vírus nos lares, por isso a abertura das visitas tem que ser feita com muito controle na instituição que tem a cargo 141 idosos, entre lar e cuidados continuados.
Por Paula Brito em 24 de May de 2020

“A capacidade está esgotada, é evidente que na Nossa Senhora do Incenso as condições são mais amplas, mas no lar de Penamacor as coisas têm que ser muito acompanhadas, para que não haja tentativas de abraços, está tudo programado para que corra tudo da melhor forma.”

 

Segundo Domingos Torrão, esta pandemia veio agravar ainda mais a situação financeira do lar D. Bárbara Tavares da Silva, com um acréscimo de despesas de 55 mil euros, só no último mês e meio.

 

“Só em horas extraordinárias e aquilo que tivemos que comprar para além do habitual, só num mês e meio tivemos um acréscimo de despesas de 55 mil euros, se assim continuar não vai ser fácil, e no final do ano vai ser um reforço muito significativo.”

 

O presidente da direção do Lar D. Bárbara Tavares da Silva entende que os apoios da Segurança Social para as instituições do setor já deveriam ter sido desbloqueados, sob pena de estarem a colocar em causa a sobrevivência das instituições.

 

“Aguardamos que algum apoio venha, porque tudo o que era de expectativa em termos de reforços de verbas devido a esta situação, não houve reforço nenhum, tudo continua na mesma. A Segurança Social tem que olhar para a situação das IPSS para que não se entre em rutura, na maioria das instituições.”

 

Segundo Domingos Torrão, têm sido as IPSS, misericórdias e mutualistas a travar o vírus nos principais grupos de risco, com custos que até agora não foram tidos em conta pelo governo. 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2020 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados