RCB/TuneIn
Quarta, 03 Jun 2020
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
CONSÓRCIO LIDERADO PELO FUNDÃO PASSA À SEGUNDA FASE
Rádio Cova da Beira
Foi aprovada a passagem à segunda fase do projecto europeu IoTXchange, liderado pelo Fundão, que visa o desenvolvimento de planos de digitalização baseados em soluções da Internet das Coisas (IoT), com a finalidade de aumentar a qualidade de vida nas pequenas e médias cidades da União Europeia, anunciou a autarquia fundanense.
Por Paulo Pinheiro em 23 de May de 2020

O município do Fundão é o líder deste consórcio que engloba ainda os municípios de Razlog (Bulgária), Dodoni (Grécia), Nevers (França), Jelgava (Letónia), Ånge (Suécia) e Kežmarok (Eslováquia) e a universidade finlandesa Åbo Akademi. A primeira fase teve início em Setembro de 2019 e a segunda será concluída até Agosto de 2022.


Com um orçamento total de 744.166,92€, comparticipado entre 70 a 85% pelo Fundo Regional de Desenvolvimento Social, este projecto facilita a troca de experiências num processo de aprendizagem partilhada de forma a capacitar todos os parceiros a abordar, sob novas perspectivas, problemas identificados como comuns numa tentativa de solução futura.

 

Em comunicado, a edilidade refere que na primeira fase do projecto foi definido um conjunto de temas-chave que poderão ser alvo de soluções IoT e uma vez definida, em rede, uma problemática comum para a segunda fase do projecto que agora se inicia, seguir-se-á o envolvimento de parceiros locais, através da constituição de um Grupo de Acção Local, que terá como resultado a elaboração de um Plano de Acção Local.

 

“Este plano irá constituir uma importante ferramenta de validação de uma estratégia com impacto decisório na definição das prioridades de desenvolvimento territorial”, lê-se no documento.

 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2020 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados