RCB/TuneIn
Terça, 29 Set 2020
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
GOVERNO VAI ESTUDAR LINHA DE CRÉDITO
Rádio Cova da Beira
Ministra da agricultura diz que governo vai avaliar proposta apresentada, esta manhã, pelo presidente do município do Fundão, em nome dos produtores de cereja, de criar uma linha de crédito bonificada para fazer face aos prejuízos causados pelas intempéries.
Por Paula Brito em 22 de May de 2020

“Não somos muito de pedir, mas neste momento precisamos mesmo de apoio, sem esse apoio não é possível dar a volta, como tantas vezes já fizemos, em anos menos bons na produção da cereja.”

 

Segundo o autarca, a pandemia, é menor dos problemas da cereja do Fundão, que este ano vai bater o record das quebras.

 

“Porque, as questões climatéricas absolutamente adversas e únicas, tornou a nossa produção uma das piores das últimas décadas, e com uma quebra de rendimento para o produtor que nós assumimos poderá chegar, para o produtor, a um valor próximo dos 10 milhões de euros.”

 

A ministra da agricultura, que esta manhã visitou um pomar de cerejeiras e a Cerfundão, respondeu ao pedido do autarca.

 

“Uma das medidas que, eventualmente, podemos vir a estudar é a criação de uma linha de crédito bonificada para ajudar de facto a haver aqui um reforço de tesouraria e fundo maneio para passagem desta fase.”

 

Maria do Ceu Albuquerque, lembrou que vai ser antecipado um pacote de 85 milhões de euros do próximo quadro comunitário para o setor.


 

“Vamos conseguir passar do segundo pilar para o primeiro, para podermos beneficiar a agricultura, mas também de forma degressiva, podermos influenciar quem mais sofre com esta dupla crise. Assim, os agricultores vão ter um aumento do valor que recebem anual em cerca de 25%.”

 

Para além da antecipação de fundos comunitários, a ministra recordou também que estão disponíveis mais 25 milhões de euros para zonas desfavorecidas.

 

“Significa que os agricultores desta região poderão ter acesso a uma medida adicional para poderem subsistir, resistir e preparar”.

 

Segundo Maria do Céu Albuquerque o governo está também a negociar com a União Europeia um pacote adicional de 25 milhões de euros. 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2020 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados