RCB/TuneIn
Sábado, 06 Jun 2020
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
ALMA AZUL RECORDA OBRA DE RUBEN A.
Rádio Cova da Beira
A livraria “Alma Azul”, sediada em Alcains, está a assinalar o centenário do nascimento de Ruben Alfredo Andresen Leitão, conhecido pelo pseudónimo de Ruben A. Para assinalar a efeméride foi escolhido um texto autobiográfico onde o autor descreve a sua chegada a Coimbra e o trabalho de fundação da “Babaouo”, a única república surrealista daquela cidade.
Por Nuno Miguel em 22 de May de 2020
Em comunicado, a “Alma Azul” refere que “são vários os fragmentos da autobiografia que Ruben A. publicou em três volumes, que vão estar em destaque para assinalar o centenário de nascimento do autor de «Barbela» e «Kaos». Começando pela sua infância no Porto até à Coimbra do seu primeiro grande amor e de Miguel Torga; passando por viagens que lhe abriram novos horizontes, como à Áustria, à Alemanha e à Hungria, em 1938.
De acordo com a livraria, esta vai ser “uma comunidade de especial, com um trabalho de homenagem a Ruben A.” e que se vai traduzir na selecção dos melhores momentos de “O Mundo à Minha Procura” que a Alma Azul enviará aos leitores que se inscreverem na sua comunidade de leitura até este sábado.
Ruben A. Faleceu em Londres em Setembro de 1975, vítima de um enfarte de miocárdio. Da sua obra, destacam-se ainda os estudos dedicados ao rei D. Pedro V e a sua passagem como director geral dos assuntos culturais do ministério da educação e cultura. Funções que exerceu entre 1974 e 1975.

  Redes Sociais   Facebook

2007—2020 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados