RCB/TuneIn
Terça, 07 Jul 2020
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
UBI PRODUZ MÁSCARAS SOCIAIS
Rádio Cova da Beira
O departamento têxtil da universidade da Beira Interior está a produzir máscaras reutilizáveis para docentes e funcionários daquele estabelecimento de ensino superior. Estão a ser confeccionadas cerca de duas mil máscaras em tecido certificado pelo Citeve com a categoria de nível 3 que foram desenvolvidas por três docentes da UBI.
Por Nuno Miguel em 21 de May de 2020
Em comunicado a UBI refere que “a confecção destes equipamentos de protecção individual resulta de um plano conjunto da reitoria e do departamento de ciência e tecnologia têxteis com o objectivo de garantir a adequada protecção à comunidade da UBI, tendo em conta a determinação do governo da obrigatoriedade do uso de máscara pela população”.
Nesta primeira fase está prevista a produção, nas oficinas do departamento, de mais de 2.000 máscaras reutilizáveis, que foram desenvolvidas pelos docentes Rui Miguel, Madalena Pereira e Liliana Pina “que criaram um equipamento que obedece às especificações técnicas para máscaras destinadas à utilização no âmbito do Covid-19, de acordo com as determinações do serviço nacional de saúde, Infarmed, Asae, direcção geral de saúde e instituto português da qualidade”.
Estas máscaras “são feitas em malha interlock 100% algodão produzida pela «Tintex», uma das empresas têxteis mais competitivas do norte do país, com selo de aprovação de nível três pelo Citeve. A vida útil expectável é de 25 lavagens sem que a malha sofra danos ou alterações significativas. A lavagem, após cada utilização, deve ser feita usando um ciclo normal, completo, a 60° C com detergente e permitem quatro horas de uso ininterrupto sem degradação da capacidade de retenção de partículas” refere a UBI neste comunicado. 

  Redes Sociais   Facebook

2007—2020 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados