RCB/TuneIn
Terça, 07 Jul 2020
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
CHUCB RECEBE EQUIPAMENTOS
Rádio Cova da Beira
O centro hospitalar universitário da Cova da Beira recebeu cinco câmaras de protecção profissional para intubação de doentes. Os equipamentos foram entregues pelo movimento “Todos Por Quem Cuida”, que nasceu para entregar material para melhorar a segurança e qualidade dos cuidados prestados aos portugueses durante a pandemia da Covid-19.
Por Nuno Miguel em 20 de May de 2020
Em comunicado, o conselho de administração daquela unidade de saúde refere que sendo que “a segurança dos profissionais e dos doentes tem sido uma prioridade para o CHUCB, nos tempos difíceis em que vivemos, e que obrigaram a uma grande capacidade de adaptação a esta nova realidade, estes equipamentos vão fazer a diferença, muito em particular nesta fase em que nos estamos a preparar para, gradualmente, recuperar a nossa capacidade de resposta também aos doentes não Covid-19. Nesse sentido, mais uma vez, o apoio da sociedade civil deixa-nos sensibilizados” afirma João Casteleiro.
As "caixas de entubação" são um equipamento de protecção para os profissionais de saúde que se encontram nos blocos operatórios, nos serviços de urgência e nas unidades de cuidados intensivos, e que precisam de realizar procedimentos em que existe um elevado risco de produção de aerossóis, como a intubação de doentes. Estes equipamentos funcionam assim como uma barreira física entre o doente e os profissionais nestes momentos, mantendo a visibilidade do procedimento durante a sua execução. Estes são procedimentos que acarretam maior risco de infecção pelo novo coronavírus, dada a elevada aerossolização associada. Com estes equipamentos, diminui-se significativamente o risco com a vantagem de serem equipamentos reutilizáveis.

  Redes Sociais   Facebook

2007—2020 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados