RCB/TuneIn
Terça, 07 Jul 2020
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
DIA EUROPEU DO MELANOMA
Rádio Cova da Beira
É o 21º ano consecutivo que é organizado, a nível Europeu, o Dia do Euromelanoma, Dia dos Cancros da Pele. Este dia decorre, no mês de Maio, em todos os países, ajustando, ano a ano, a data precisa em função de eventos locais.
Por Paulo Pinheiro em 20 de May de 2020

Em Portugal a responsabilidade da organização deste dia é da Associação Portuguesa de Cancro Cutâneo (APCC) e da Sociedade Portuguesa de Dermatologia e Venereologia (SPDV).

Este ano não se realizam os habituais rastreios presenciais, atendendo ao tempo de distanciamento social que as autoridades de saúde recomendam devido à Covid-19. os promotores da efeméride vão dar prioridade aos doentes de risco e, neste caso, aos pacientes com suspeita de Cancros da Pele.

Nesse sentido a APCC, em colaboração com SPDV e com o apoio da DGS, preparou folhetos informativos para ajudar a fazer o Auto-exame, para orientação individual de como identificar lesões suspeitas de Cancros da Pele.

O Serviço de Dermatologia da ULS da Guarda (que participa anualmente neste rastreio) recomenda este ano que observe a sua pele.

 

Se:

·         Tem uma ferida que não cicatriza;

·         Um sinal ou uma mancha na pele que sofreu modificação;


"Não ignore o problema, consulte o seu médico de família, que avaliará a situação e caso necessário o encaminhará para o dermatologista", aconselha aquele serviço.

 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2020 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados