RCB/TuneIn
Segunda, 25 Out 2021
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
JOÃO MENDES ROSA DEIXA MUSEU DA GUARDA
Rádio Cova da Beira
O ex-diretor do Museu Municipal do Fundão, João Mendes Rosa, vai deixar o Museu da Guarda. A notícia avançada pelo semanário “O Interior” no dia internacional dos museus.
Por Paula Brito em 19 de May de 2020

Segundo o semanário apurou, João Mendes Rosa vai cessar funções no final do mês para assumir a chefia da divisão de Cultura da Câmara Municipal de Oeiras, cargo para o qual tinha vindo a ser convidado nos últimos meses.

 

O também escritor sai em rutura com o vereador do pelouro da Cultura, Victor Amaral, e com a chefe de divisão desta área, Alexandra Isidro.

 

A RCB tentou contactar o ex-diretor do museu municipal do Fundão, mas até agora sem sucesso.

 

João Mendes Rosa assumiu a direção do Museu da Guarda em fevereiro de 2016, para onde foi, em regime de mobilidade, do Museu Arqueológico Municipal do Fundão, que dirigiu desde 2007.

Na sua página de Facebook, João Mendes Rosa confirma a aceitação do convite  para dirigir os equipamentos museológicos do Municipio de Oeiras, na qualidade de Chefe de Divisão da Cultura, a partir de dia 1 de Junho.

"Fi-lo, depois de muita – e por vezes sob pungente e melancólica ponderação – na plena consciência do dever cumprido e depois de sentir assegurada a continuidade da missão e rumo do Museu da Guarda, junto do Executivo Camarário do Município da Guarda, nos moldes postulados no seu programa museológico."

Depois de agradecer a todos os que passaram no seu percurso profissional, João Mendes Rosa, justifica a saída da cidade de onde é natural.

"Saio por imperiosos desígnios profissionais, pessoais e familiares no afã de, com humildade, mas espírito de serviço, contribuir modestamente noutra realidade geográfica para que todos os cidadãos possam fruir a Cultura, a Literatura e a Arte como componentes essenciais da liberdade e dimensão humanas."


  Redes Sociais   Facebook

2007—2021 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados