RCB/TuneIn
Domingo, 12 Jul 2020
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
DESPORTO
BASQUETEBOL: TERMINA OFICIALMENTE A √ČPOCA 19-20
Rádio Cova da Beira
No seguimento das decis√Ķes j√° publicadas no Comunicado no 143-2019/2020, de 8 de Abril passado, e ouvidos todos os clubes participantes nas 5 principais competi√ß√Ķes de seniores, as Associa√ß√Ķes Distritais/Regionais e as associa√ß√Ķes de agentes, em estreita articula√ß√£o com as Federa√ß√Ķes de Andebol, Patinagem e Voleibol, a Federa√ß√£o Portuguesa de Basquetebol decidiu dar por finalizada a √©poca 2019-20.
Por Miguel Malaca em 30 de Apr de 2020

Após a decisão tomada esta quarta-feira em parceria (4 Federações), a FPB, em particular, dá a conhecer o seu comunicado de 11 pontos:

"Estão finalizadas todas as competições nacionais de seniores, BCR e Masters da época 2019/2020, não havendo mais qualquer jogo até ao final da presente época desportiva.

Não será atribuído qualquer título de campeão nacional, em nenhuma categoria, na época 2019/2020.

Na época 2019/2020, e em todos os níveis competitivos de seniores, não haverá descidas de divisão, excepto nos casos mencionados no Comunicado no 143-2019/2020 e que se referem aos direitos desportivos perdidos à data da suspensão das competições.

Haverá competições de apuramento para as subidas de divisão em todos os níveis competitivos, exceptuando os casos mencionados no Comunicado no 143-2019/2020, e que se referem aos direitos desportivos adquiridos à data da suspensão das competições. 

Essas competições iniciar-se-ão em Setembro, terão participação facultativa e serão disputadas com os agentes desportivos inscritos na época 2020/2021.

Em relação a este ponto será emitido nos próximos dias um Comunicado com a informação das equipas elegíveis para participar nesse apuramento, assim como a data

previsível para a sua realização, e respectivo Regulamento.

COMUNICADO DA DIRECÇÃO:

Membro Fundador

Os agentes desportivos – atletas, treinadores ou outros - que participarão nas competições referidas no Ponto 4 serão os inscritos para a época 2020/2021. 

Para as competições europeias 2020/2021, a ordem de prioridade a comunicar à FIBA relativamente ao setor masculino, terá por base a classificação da fase regular à data da suspensão das competições. No sector feminino, e porque o vencedor da Taça de Portugal tem direito a participar nas competições europeias, o vencedor desta competição tem a 1a prioridade, seguindo-se os clubes por ordem da classificação da Liga Feminina à data da suspensão das competições.

Excecionalmente para a época 2020/2021, os clubes que entendam não estar em condições para participar no nível competitivo para o qual têm direito desportivo, podem inscrever-se num nível abaixo sem qualquer penalização desportiva ou disciplinar.

Esta medida só abrangerá os clubes que formalizarem esse interesse até ao dia 15 de junho de 2020. Findo esse prazo, e no caso de desistência, os clubes serão sujeitos aos procedimentos desportivos e disciplinares constantes dos Regulamentos da FPB.

Para a época 2020/2021, as inscrições nas provas federativas decorrerão até 30 de junho de 2020 para todos os níveis competitivos de seniores, exceto 2as Divisões Masculina e Feminina, cujo prazo termina a 15 de Agosto de 2020.

De acordo com a notícia publicada no site oficial da FPB www.fpb.pt no dia 10 de Abril de 2020 (http://www.fpb.pt/fpb2014/!site.go?s=1&show=not&id=112148 ), ficam canceladas todas as competições nacionais de jovens da época 2019/2020. As Associações Distritais/Regionais mantêm o número de vagas nos Campeonatos Nacionais na época 2020/2021, exceptuando no caso do Campeonato Nacional de Sub-14, nas situações em que são necessários apuramentos.

Qualquer outra actividade de Basquetebol, onde se incluem competições distritais/regionais, basquetebol 3x3, entre outras, continuam suspensas. No entanto, a
FPB irá continuar a monitorizar a situação, seguindo escrupulosamente as orientações das Autoridades Governamentais, no sentido de retomar gradualmente a actividade.

Membro Fundador

Todas as datas mencionadas neste comunicado são passiveis de alterações, face ao acompanhamento que a FPB vai fazendo sobre o estado da situação da pandemia do
COVID-19". Pode ler-se.

No que diz respeito ao nosso distrito, e relativamente a duas, das quatro modalidades de pavilhão, que agora terminam oficialmente a época 2019-20, deixam de competir no Basquetebol Sénior, masculino e feminino, a AAUBI(Associação Académica da Universidade da Beira Interior), Clube de Basquetebol do Fundão, Associação de Basquetebol Albicastrense, e Unidos do Tortosendo (clubes filiados na ABCB).

No Andebol, masculino e feminino sénior, finalizam a temporada, a AAUBI, ADA(Associação Desportiva Albicastrense), e Casa do SL Benfica em Castelo Branco. 

Todos os clubes filiados na AACB.

Quanto à FP Patinagem, é verdade que não haverá mais competição esta época no Hóquei em Patins, mas, como já demos conta aqui na RCB, a Patinagem Artística vai no entanto recomeçar em setembro próximo com as provas 2020.

Recorde-se que o concelho da Covilhã, tem três clubes a praticar a modalidade.

CCD Académico dos Penedos Altos, Academia de Patinagem da Covilhã/UBI, e Unidos do Tortosendo. 

No Voleibol, actualmente o distrito de Castelo Branco, não tem nenhum clube em competição.


  Redes Sociais   Facebook

2007—2020 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados