RCB/TuneIn
Quinta, 04 Jun 2020
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
FUNDÃO: FEIRA IBÉRICA DE TEATRO COM GRANDE ADESÃO DE COMPANHIAS
Rádio Cova da Beira
Encerradas as inscrições da Feira Ibérica de Teatro, no Fundão 2020, a comissão executiva (ESTE e CMF) recebeu 355 propostas de espectáculos de 296 companhias profissionais de Portugal, Espanha, Brasil e Argentina para a programação do certame.
Por Paulo Pinheiro em 08 de Apr de 2020

A segunda edição da Feira Ibérica de Teatro, agendada para de 24 a 27 de Junho, no Fundão, regista, em relação à anterior, a inscrição de mais 94 companhias, um aumento de 46,5% e de mais 105 propostas de espectáculos, que corresponde a uma subida de 42%.

Cabe agora a uma comissão de selecção, composta por representantes da ESTE, Município e profissionais de reconhecido prestígio e experiência na área em Portugal e Espanha, avaliar entre outros critérios, a qualidade artística das propostas, a trajectória de cada companhia, novas linguagens cénicas contemporâneas e montagens originais. 

Para além da valorização das estreias absolutas, “serão seleccionadas as propostas que se ajustem aos critérios artísticos, às condições espaciais, técnicas e económicas da organização”, com o objectivo “de formar uma programação diversificada, atractiva e, sobretudo, de grande qualidade”, refere a organização.

Os espectáculos decorrerão em sala (auditório da Moagem e Octógono), ao ar livre (espaço exterior da Moagem) e de rua na (zona antiga) do Fundão.

O evento pretende promover intercâmbios comerciais entre companhias e gestores culturais, portugueses e espanhóis, “como forma de dinamização da actividade teatral no mercado cultural nacional e internacional, através de uma programação de espectáculos e de espaços para entrevistas e encontros entre profissionais com o objectivo de vender e/ou comprar espectáculos”, sublinham os promotores.

A organização garante aos agentes culturais acreditados uma série de facilidades logísticas em função da categoria de inscrição. Os interessados em assistir devem preencher um formulário com os seus dados de contacto e documentação que acredite a condição profissional.

Até ao próximo dia 14 de Maio de 2020, está aberta a convocatória para inscrições de agentes culturais e também para a Masterclass Commedia dell ´arte.

Em comunicado, a comissão executiva da Feira Ibérica de Teatro, no Fundão, afirma não estar alheia às dificuldades e condicionalismos que a pandemia do COVID 19 está a provocar na vida de todos e expressa os sentimentos às famílias dos portugueses e espanhóis que já partiram e a solidariedade a todos os profissionais do sector que estão a passar por muitas dificuldades em função dos constrangimentos que o vírus está a provocar desejando que o  “Abraço Ibérico” da Feira das artes do espectáculo tenha ainda mais sentido e força.

Tendo em conta a absoluta necessidade de assegurar a saúde e a segurança de todos, a comissão executiva do evento monitorizará a evolução da crise pandémica e decidirá, em tempo oportuno, se a data de realização desta iniciativa ibérica se mantém ou se, por força destas circunstâncias, terá de ser adiada. 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2020 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados